A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9432 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_50f8ae68ffbbd970b7e19f0bdf6c02ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9432 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolarEducação pré-escolarMatemáticaSentido de númeroPreschool educationMathematicsNumber senseRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO sentido de número refere-se à compreensão do número e das operações com o objetivo de desenvolver estratégias úteis e eficazes para lidar com as diferentes situações do quotidiano. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que futuramente as crianças criem uma efetiva compreensão da matemática. No entanto, este conhecimento não é igual em todas as crianças estando muitas vezes ligado à familiaridade com contextos numéricos no seu ambiente. Por esse motivo, o sentido de número não se desenvolve de uma forma natural e intuitiva uma vez que são conceitos que se vão interrelacionando sendo necessária a orientação do Educador. Com base nesta ideia, realizei uma investigação em jardim-de-infância, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em contexto Pré-Escolar, com vista a perceber de que forma as crianças, deste contexto em específico, desenvolvem o sentido de número, e eventuais estratégias utilizadas, aproveitando o facto de na rotina diária existirem vários momentos que propiciam este desenvolvimento. Considerando a natureza desta investigação, segui uma abordagem de natureza qualitativa, procedendo à realização de um estudo de caso, construído com base nos registos das observações realizadas a dezoito crianças do grupo utilizando como técnicas de recolha de dados a observação participante e como instrumentos os registos diários (reflexões e notas de campo). A partir dos dados recolhidos e organizados em torno de categorias que focam as diferentes vertentes que levam à aquisição do sentido de número, a análise desses mesmos dados possibilitou evidenciar conceitos mobilizados e as dificuldades sentidas pelas crianças, mas também levaram a concluir que o conhecimento do Educador neste âmbito é fundamental para fomentar as aprendizagens das crianças.ABSTRACT Number sense refers to the understanding of number and operations in order to develop useful and effective strategies to deal with different everyday situations. Only with a well-developed sense of the number will it be possible to create the basis for future children to create an effective understanding of mathematics. However, this knowledge is not equal in all children being often linked to familiarity with numerical contexts in their environment. For this reason, the sense of number does not develop in a natural and intuitive way since they are concepts that are interrelated and the orientation of the Educator is necessary. Based on this idea, I carried out a kindergarten investigation, within the scope of Supervised Professional Practice in a Preschool context, in order to understand how children from this specific context develop the sense of number, and possible strategies used, taking advantage of the fact that in the daily routine there are several moments that foster this development. Considering the nature of this research, I followed a qualitative approach, carrying out a case study, based on the records of the observations made to eighteen children in the group using as participant observation data collection techniques and as instruments the registers (reflections and field notes). Based on data collected and organized around categories that focus on the different aspects that lead to the acquisition of number sense, the analysis of these same data made it possible to highlight mobilized concepts and the difficulties felt by the children, but also led to the conclusion that the knowledge of the Educator in this area is fundamental to fostering children's learning.Almeida, TiagoRCIPLSousa, Vanda Maria Soares Paixão de2019-02-06T10:22:25Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9432TID:202035026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.348299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
title |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
spellingShingle |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de Educação pré-escolar Matemática Sentido de número Preschool education Mathematics Number sense |
title_short |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
title_full |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
title_fullStr |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
title_sort |
A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar |
author |
Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de |
author_facet |
Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Vanda Maria Soares Paixão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Matemática Sentido de número Preschool education Mathematics Number sense |
topic |
Educação pré-escolar Matemática Sentido de número Preschool education Mathematics Number sense |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 2018-04-26T00:00:00Z 2019-02-06T10:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9432 TID:202035026 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9432 |
identifier_str_mv |
TID:202035026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133443809869824 |