Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5235 |
Resumo: | A presente investigação visa reflectir sobre o insucesso escolar, na perspectiva dos alunos. Foram recolhidos relatos desta vivência por parte de alguns alunos com insucesso escolar, de modo a elaborar um quadro compreensivo desta problemática. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a onze alunos, que tivessem na sua vida escolar experiência de insucesso, verificando-se diferenças entre o número de reprovações e os cursos que frequentam. Este estudo veio revelar que os alunos com experiência de insucesso escolar atribuem, em especial, a si próprios a responsabilidade pelo seu fracasso. Para além deste denominador comum, foi possível detectar particularidades de acordo com o maior ou menor número de reprovações, o que permitiu identificar dois modos diferenciados de vivenciar a sua situação de insucesso escolar : "viver com esperança" e "viver com arrependimento". |
id |
RCAP_510178815089d3d78e89a6666e4c93c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5235 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunosInsucesso escolarAluno -- StudentEscolaProfessor -- ProfessorSchool failureSchoolA presente investigação visa reflectir sobre o insucesso escolar, na perspectiva dos alunos. Foram recolhidos relatos desta vivência por parte de alguns alunos com insucesso escolar, de modo a elaborar um quadro compreensivo desta problemática. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a onze alunos, que tivessem na sua vida escolar experiência de insucesso, verificando-se diferenças entre o número de reprovações e os cursos que frequentam. Este estudo veio revelar que os alunos com experiência de insucesso escolar atribuem, em especial, a si próprios a responsabilidade pelo seu fracasso. Para além deste denominador comum, foi possível detectar particularidades de acordo com o maior ou menor número de reprovações, o que permitiu identificar dois modos diferenciados de vivenciar a sua situação de insucesso escolar : "viver com esperança" e "viver com arrependimento".The goal of this investigation is to find a little bit more about the poor school performance, on the point of view of students themselves. I picked-up some reports of these experiences, taken from several pupils living school failures, to get a comparative notice-board on this matter. I´ve got some semi structured appointments from eleven pupils, having school failures on their school lives. The number of failures is not the same, such as the courses in which the pupils are now. This study shows, first of all, that the pupils experiencing school failure, lay to themselves a special responsibility for their failures. Beyond this common denominator, it was possible to detect peculiarities according to the number of the failures, what allowed to identify two different ways to live their situation of school failure: "live with hope" and "live with regret".2013-07-01T18:33:05Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5235porBelo, Berta Cruz dos Santos Guerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:18.569903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
title |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
spellingShingle |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra Insucesso escolar Aluno -- Student Escola Professor -- Professor School failure School |
title_short |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
title_full |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
title_fullStr |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
title_full_unstemmed |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
title_sort |
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos |
author |
Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra |
author_facet |
Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insucesso escolar Aluno -- Student Escola Professor -- Professor School failure School |
topic |
Insucesso escolar Aluno -- Student Escola Professor -- Professor School failure School |
description |
A presente investigação visa reflectir sobre o insucesso escolar, na perspectiva dos alunos. Foram recolhidos relatos desta vivência por parte de alguns alunos com insucesso escolar, de modo a elaborar um quadro compreensivo desta problemática. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a onze alunos, que tivessem na sua vida escolar experiência de insucesso, verificando-se diferenças entre o número de reprovações e os cursos que frequentam. Este estudo veio revelar que os alunos com experiência de insucesso escolar atribuem, em especial, a si próprios a responsabilidade pelo seu fracasso. Para além deste denominador comum, foi possível detectar particularidades de acordo com o maior ou menor número de reprovações, o que permitiu identificar dois modos diferenciados de vivenciar a sua situação de insucesso escolar : "viver com esperança" e "viver com arrependimento". |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2010-10 2013-07-01T18:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/5235 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/5235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134773823668224 |