As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Mariana Real
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57709
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo das representações arquitetónicas na pintura do Renascimento em Portugal. Dado ao elevado número de espécimes pictóricos do século XVI onde se verificam representações de arquitetura no espaço fundeiro, elegemos somente um núcleo de seis pinturas e que se tornam representativos dos nossos pontos de vista. Optámos por seguir o critério de seleção partindo do abstrato para o concreto, miscigenando aquilo que é real com aquilo que não é, respeitando a cronologia das pinturas selecionadas e evidenciando o fator regional, quem encomenda e em que circunstâncias. Para alcançar os objetivos propostos e para complementar estudos antecedentes, visualizamos as pinturas selecionadas, de representação perspética e iconográfica, numa tentativa de entender qual o peso de cada elemento na composição, sendo que nada aparece na composição pictórica que não tenha uma razão de ser. Recorremos ainda aos espaços de arquitetura que contém a cena principal, numa abordagem da arte e da pintura sob uma perspetiva holística e alargada face aos critérios traçados por Isabel Policarpo, ou seja, assumindo que este trabalho irá colmatar a parca informação bibliográfica, renovando assim o estado da questão sobre o tema em causa. Cruzamos esta informação com as diversas influências, originalidade, qualidade pictórica e vontade do encomendante. Neste contexto, seguem-se os avanços possíveis, que esperamos que contribuem para o reconhecimento e funcionalidade dos fundos de arquitetura e paisagem, fingida ou real.
id RCAP_510e51b5c73bf8fe0e4e3a3c3b44ddd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significadosDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem como objeto de estudo das representações arquitetónicas na pintura do Renascimento em Portugal. Dado ao elevado número de espécimes pictóricos do século XVI onde se verificam representações de arquitetura no espaço fundeiro, elegemos somente um núcleo de seis pinturas e que se tornam representativos dos nossos pontos de vista. Optámos por seguir o critério de seleção partindo do abstrato para o concreto, miscigenando aquilo que é real com aquilo que não é, respeitando a cronologia das pinturas selecionadas e evidenciando o fator regional, quem encomenda e em que circunstâncias. Para alcançar os objetivos propostos e para complementar estudos antecedentes, visualizamos as pinturas selecionadas, de representação perspética e iconográfica, numa tentativa de entender qual o peso de cada elemento na composição, sendo que nada aparece na composição pictórica que não tenha uma razão de ser. Recorremos ainda aos espaços de arquitetura que contém a cena principal, numa abordagem da arte e da pintura sob uma perspetiva holística e alargada face aos critérios traçados por Isabel Policarpo, ou seja, assumindo que este trabalho irá colmatar a parca informação bibliográfica, renovando assim o estado da questão sobre o tema em causa. Cruzamos esta informação com as diversas influências, originalidade, qualidade pictórica e vontade do encomendante. Neste contexto, seguem-se os avanços possíveis, que esperamos que contribuem para o reconhecimento e funcionalidade dos fundos de arquitetura e paisagem, fingida ou real.The object of this dissertation is to study architectural representations in Renaissance painting in Portugal. Given the large number of pictorial specimens from the 16th century where we can see representations of architecture in the founding space, we have chosen only a nucleus of six paintings that become representative of our points of view. We have chosen to follow the selection criteria from the abstract to the concrete, mixing what is real with what is not, respecting the chronology of the selected paintings and highlighting the regional factor, who commissions and under what circumstances. To reach the proposed objectives and to complement previous studies, we visualized the selected paintings, of perspicacious and iconographic representation, in an attempt to understand what is the weight of each element in the composition, since nothing appears in the pictorial composition that does not have a reason for being. We also resorted to the architectural spaces containing the main scene, in an approach to art and painting from a holistic perspective and broadened in view of the criteria outlined by Isabel Policarpo, i.e., assuming that this work will fill in the scarce bibliographic information, thus renewing the state of the question on the subject in question. We cross-reference this information with the various influences, originality, pictorial quality and the commissioner's wishes. In this context, possible advances follow, which we hope will contribute to the recognition and functionality of architectural and landscape backgrounds, pretended or real.Grilo, Fernando JorgeSilva, Ricardo Jorge Nunes daRepositório da Universidade de LisboaMota, Mariana Real2023-05-31T13:12:17Z2023-04-282022-12-282023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57709TID:203283279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:15.745277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
title As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
spellingShingle As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
Mota, Mariana Real
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
title_full As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
title_fullStr As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
title_full_unstemmed As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
title_sort As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
author Mota, Mariana Real
author_facet Mota, Mariana Real
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grilo, Fernando Jorge
Silva, Ricardo Jorge Nunes da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Mariana Real
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação tem como objeto de estudo das representações arquitetónicas na pintura do Renascimento em Portugal. Dado ao elevado número de espécimes pictóricos do século XVI onde se verificam representações de arquitetura no espaço fundeiro, elegemos somente um núcleo de seis pinturas e que se tornam representativos dos nossos pontos de vista. Optámos por seguir o critério de seleção partindo do abstrato para o concreto, miscigenando aquilo que é real com aquilo que não é, respeitando a cronologia das pinturas selecionadas e evidenciando o fator regional, quem encomenda e em que circunstâncias. Para alcançar os objetivos propostos e para complementar estudos antecedentes, visualizamos as pinturas selecionadas, de representação perspética e iconográfica, numa tentativa de entender qual o peso de cada elemento na composição, sendo que nada aparece na composição pictórica que não tenha uma razão de ser. Recorremos ainda aos espaços de arquitetura que contém a cena principal, numa abordagem da arte e da pintura sob uma perspetiva holística e alargada face aos critérios traçados por Isabel Policarpo, ou seja, assumindo que este trabalho irá colmatar a parca informação bibliográfica, renovando assim o estado da questão sobre o tema em causa. Cruzamos esta informação com as diversas influências, originalidade, qualidade pictórica e vontade do encomendante. Neste contexto, seguem-se os avanços possíveis, que esperamos que contribuem para o reconhecimento e funcionalidade dos fundos de arquitetura e paisagem, fingida ou real.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
2023-05-31T13:12:17Z
2023-04-28
2023-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57709
TID:203283279
url http://hdl.handle.net/10451/57709
identifier_str_mv TID:203283279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134637434339328