As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57709 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo das representações arquitetónicas na pintura do Renascimento em Portugal. Dado ao elevado número de espécimes pictóricos do século XVI onde se verificam representações de arquitetura no espaço fundeiro, elegemos somente um núcleo de seis pinturas e que se tornam representativos dos nossos pontos de vista. Optámos por seguir o critério de seleção partindo do abstrato para o concreto, miscigenando aquilo que é real com aquilo que não é, respeitando a cronologia das pinturas selecionadas e evidenciando o fator regional, quem encomenda e em que circunstâncias. Para alcançar os objetivos propostos e para complementar estudos antecedentes, visualizamos as pinturas selecionadas, de representação perspética e iconográfica, numa tentativa de entender qual o peso de cada elemento na composição, sendo que nada aparece na composição pictórica que não tenha uma razão de ser. Recorremos ainda aos espaços de arquitetura que contém a cena principal, numa abordagem da arte e da pintura sob uma perspetiva holística e alargada face aos critérios traçados por Isabel Policarpo, ou seja, assumindo que este trabalho irá colmatar a parca informação bibliográfica, renovando assim o estado da questão sobre o tema em causa. Cruzamos esta informação com as diversas influências, originalidade, qualidade pictórica e vontade do encomendante. Neste contexto, seguem-se os avanços possíveis, que esperamos que contribuem para o reconhecimento e funcionalidade dos fundos de arquitetura e paisagem, fingida ou real. |
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As representações de arquitetura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significadosDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem como objeto de estudo das representações arquitetónicas na pintura do Renascimento em Portugal. Dado ao elevado número de espécimes pictóricos do século XVI onde se verificam representações de arquitetura no espaço fundeiro, elegemos somente um núcleo de seis pinturas e que se tornam representativos dos nossos pontos de vista. Optámos por seguir o critério de seleção partindo do abstrato para o concreto, miscigenando aquilo que é real com aquilo que não é, respeitando a cronologia das pinturas selecionadas e evidenciando o fator regional, quem encomenda e em que circunstâncias. Para alcançar os objetivos propostos e para complementar estudos antecedentes, visualizamos as pinturas selecionadas, de representação perspética e iconográfica, numa tentativa de entender qual o peso de cada elemento na composição, sendo que nada aparece na composição pictórica que não tenha uma razão de ser. Recorremos ainda aos espaços de arquitetura que contém a cena principal, numa abordagem da arte e da pintura sob uma perspetiva holística e alargada face aos critérios traçados por Isabel Policarpo, ou seja, assumindo que este trabalho irá colmatar a parca informação bibliográfica, renovando assim o estado da questão sobre o tema em causa. Cruzamos esta informação com as diversas influências, originalidade, qualidade pictórica e vontade do encomendante. Neste contexto, seguem-se os avanços possíveis, que esperamos que contribuem para o reconhecimento e funcionalidade dos fundos de arquitetura e paisagem, fingida ou real.The object of this dissertation is to study architectural representations in Renaissance painting in Portugal. Given the large number of pictorial specimens from the 16th century where we can see representations of architecture in the founding space, we have chosen only a nucleus of six paintings that become representative of our points of view. We have chosen to follow the selection criteria from the abstract to the concrete, mixing what is real with what is not, respecting the chronology of the selected paintings and highlighting the regional factor, who commissions and under what circumstances. To reach the proposed objectives and to complement previous studies, we visualized the selected paintings, of perspicacious and iconographic representation, in an attempt to understand what is the weight of each element in the composition, since nothing appears in the pictorial composition that does not have a reason for being. We also resorted to the architectural spaces containing the main scene, in an approach to art and painting from a holistic perspective and broadened in view of the criteria outlined by Isabel Policarpo, i.e., assuming that this work will fill in the scarce bibliographic information, thus renewing the state of the question on the subject in question. We cross-reference this information with the various influences, originality, pictorial quality and the commissioner's wishes. In this context, possible advances follow, which we hope will contribute to the recognition and functionality of architectural and landscape backgrounds, pretended or real.Grilo, Fernando JorgeSilva, Ricardo Jorge Nunes daRepositório da Universidade de LisboaMota, Mariana Real2023-05-31T13:12:17Z2023-04-282022-12-282023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57709TID:203283279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:15.745277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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