Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15651 |
Resumo: | É reconhecido que o professor desenvolve a sua actividade docente em ambientes de grande complexidade e incerteza onde lhe são exigidos saberes cada vez mais amplos e especializados para poder enfrentar situações de características únicas e, também, que a construção desses saberes está sujeita a múltiplas influências de natureza diversa. Uma dessas influências pode ser exercida pelo manual escolar, pois, sendo o recurso mais utilizado no ensino da Matemática, pode configurar o trabalho do professor e condicionar as suas decisões. Apesar disso, a escassez de estudos nesta área não possibilita ainda um conhecimento consistente sobre a natureza e o tipo de influências exercidas pelo manual escolar, em particular, na construção do conhecimento profissional docente. Assim, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão desta temática, desenvolve-se este estudo de carácter exploratório que pretende identificar concepções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre manuais escolares (de Matemática) e formas como os utilizam, quer na preparação das práticas lectivas quer na sua concretização na sala de aula; e perceber como o manual escolar interfere e condiciona o seu conhecimento profissional. |
id |
RCAP_51239b83e804647abe02587b3e2d66be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básicoConhecimento profissionalProfessor do 1.º CEBManual escolarMatemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoÉ reconhecido que o professor desenvolve a sua actividade docente em ambientes de grande complexidade e incerteza onde lhe são exigidos saberes cada vez mais amplos e especializados para poder enfrentar situações de características únicas e, também, que a construção desses saberes está sujeita a múltiplas influências de natureza diversa. Uma dessas influências pode ser exercida pelo manual escolar, pois, sendo o recurso mais utilizado no ensino da Matemática, pode configurar o trabalho do professor e condicionar as suas decisões. Apesar disso, a escassez de estudos nesta área não possibilita ainda um conhecimento consistente sobre a natureza e o tipo de influências exercidas pelo manual escolar, em particular, na construção do conhecimento profissional docente. Assim, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão desta temática, desenvolve-se este estudo de carácter exploratório que pretende identificar concepções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre manuais escolares (de Matemática) e formas como os utilizam, quer na preparação das práticas lectivas quer na sua concretização na sala de aula; e perceber como o manual escolar interfere e condiciona o seu conhecimento profissional.Montero Mesa, María de LourdesBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2018-02-09T14:55:02Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:03.385755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico Pires, Manuel Vara Conhecimento profissional Professor do 1.º CEB Manual escolar Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_full |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_sort |
Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montero Mesa, María de Lourdes Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento profissional Professor do 1.º CEB Manual escolar Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento profissional Professor do 1.º CEB Manual escolar Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
É reconhecido que o professor desenvolve a sua actividade docente em ambientes de grande complexidade e incerteza onde lhe são exigidos saberes cada vez mais amplos e especializados para poder enfrentar situações de características únicas e, também, que a construção desses saberes está sujeita a múltiplas influências de natureza diversa. Uma dessas influências pode ser exercida pelo manual escolar, pois, sendo o recurso mais utilizado no ensino da Matemática, pode configurar o trabalho do professor e condicionar as suas decisões. Apesar disso, a escassez de estudos nesta área não possibilita ainda um conhecimento consistente sobre a natureza e o tipo de influências exercidas pelo manual escolar, em particular, na construção do conhecimento profissional docente. Assim, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão desta temática, desenvolve-se este estudo de carácter exploratório que pretende identificar concepções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre manuais escolares (de Matemática) e formas como os utilizam, quer na preparação das práticas lectivas quer na sua concretização na sala de aula; e perceber como o manual escolar interfere e condiciona o seu conhecimento profissional. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z 2018-02-09T14:55:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15651 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135299775758336 |