Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Alves, Maria Palmira, Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4147
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico.
id RCAP_5139074e9688f01aada7d0f64d93680a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiáriosImpact of an experience on trainenees' conceptions and practices of evaluationFormação de professoresConcepções e práticas de avaliaçãoEstágio pedagógicoEstudo de casoTeacher educationConceptions and practices of evaluationTeaching trainingCase studyEste artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico.This article discusses the representation of the evaluation process by two trainees during their schooling as well as the influence of initial training. It is a case study. Data were collected through semi-structured interviews, field observations, document analysis and a questionnaire. The results are presented and discussed referred to the representations identified at the begging and at the end of teaching practice.Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioAlves, Maria PalmiraArantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4147por"Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 2:2 (2004) 263-298.1645-751Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:59.488175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
Impact of an experience on trainenees' conceptions and practices of evaluation
title Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
spellingShingle Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
Fernandes, José António
Formação de professores
Concepções e práticas de avaliação
Estágio pedagógico
Estudo de caso
Teacher education
Conceptions and practices of evaluation
Teaching training
Case study
title_short Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
title_full Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
title_fullStr Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
title_full_unstemmed Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
title_sort Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade
author_role author
author2 Alves, Maria Palmira
Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Concepções e práticas de avaliação
Estágio pedagógico
Estudo de caso
Teacher education
Conceptions and practices of evaluation
Teaching training
Case study
topic Formação de professores
Concepções e práticas de avaliação
Estágio pedagógico
Estudo de caso
Teacher education
Conceptions and practices of evaluation
Teaching training
Case study
description Este artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4147
url http://hdl.handle.net/1822/4147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 2:2 (2004) 263-298.
1645-751X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132759065624576