Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4147 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico. |
id |
RCAP_5139074e9688f01aada7d0f64d93680a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiáriosImpact of an experience on trainenees' conceptions and practices of evaluationFormação de professoresConcepções e práticas de avaliaçãoEstágio pedagógicoEstudo de casoTeacher educationConceptions and practices of evaluationTeaching trainingCase studyEste artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico.This article discusses the representation of the evaluation process by two trainees during their schooling as well as the influence of initial training. It is a case study. Data were collected through semi-structured interviews, field observations, document analysis and a questionnaire. The results are presented and discussed referred to the representations identified at the begging and at the end of teaching practice.Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioAlves, Maria PalmiraArantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4147por"Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 2:2 (2004) 263-298.1645-751Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:59.488175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários Impact of an experience on trainenees' conceptions and practices of evaluation |
title |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
spellingShingle |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários Fernandes, José António Formação de professores Concepções e práticas de avaliação Estágio pedagógico Estudo de caso Teacher education Conceptions and practices of evaluation Teaching training Case study |
title_short |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
title_full |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
title_fullStr |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
title_full_unstemmed |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
title_sort |
Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Alves, Maria Palmira Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Maria Palmira Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Alves, Maria Palmira Arantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Concepções e práticas de avaliação Estágio pedagógico Estudo de caso Teacher education Conceptions and practices of evaluation Teaching training Case study |
topic |
Formação de professores Concepções e práticas de avaliação Estágio pedagógico Estudo de caso Teacher education Conceptions and practices of evaluation Teaching training Case study |
description |
Este artigo apresenta uma discussão sobre a representação da avaliação da aprendizagem, construída por dois professores estagiários ao longo do seu percurso escolar e sobre a influência que a formação exerceu nessa representação. Trata-se de um estudo de caso em os dados forma recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, observações no terreno, análise de documentos pertinentes e um questionário. Os resultados são apresentados e discutidos em função das representações apresentadas no início e no final do estágio pedagógico. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/4147 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/4147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista de Estudos Curriculares". ISSN 1645-751X. 2:2 (2004) 263-298. 1645-751X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132759065624576 |