A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1290
Resumo: Com a introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) houve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte à educação. As ferramentas de apoio à prática educativa incentivam a uma participação mais activa da família no processo educativo. A área da educação, em particular da educação pré-escolar, não é excepção. As TIC podem facilitar a comunicação e interacção entre a família e os educadores, contribuindo de forma positiva para a melhoria da educação préescolar. A partilha de experiências e conhecimentos podem ajudar na educação da criança. O presente trabalho pretende discutir alguns aspectos particulares da forma como podem as TIC estar inseridas na área da educação, como uma mais valia para o processo educativo. A proposta apresentada consiste num sistema de comunicação entre o jardim de infância e a família, que tem como principais objectivos incentivar a comunicação e a interacção entre ambos. Procuramos, também, discutir de que forma pode influenciar a participação e a interacção dos pais no processo educativo dos seus educandos em idade pré-escolar. ABSTRACT: In the last years, with the introduction of information and communication technologies (ICT), there was a great technological development concerning education tools. These tools stimulate a more active participation of the families in the education process. The area of education, in particular of preschool education, is not an exception. The communication and interaction would improve with ICT, and will contribute to a better preschool education The experience and knowledge sharing could help in the education process of the children. The present work intends to discuss some particular points in what way ICT can be introduce in education, as a value for the education process. The proposal presented consists in a communication system between the kindergarten and the family, with the objective of stimulate the communication and the interaction between them. We will discuss in what way it can influence parents’ participation and interaction in the education process of their children in preschool age.
id RCAP_513bdadd0efdce87dc3a94ca9a49c956
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infânciaTecnologia educativaMultimédiaEducação pré-escolarTecnologias da informaçãoRelações escola-famíliaCom a introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) houve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte à educação. As ferramentas de apoio à prática educativa incentivam a uma participação mais activa da família no processo educativo. A área da educação, em particular da educação pré-escolar, não é excepção. As TIC podem facilitar a comunicação e interacção entre a família e os educadores, contribuindo de forma positiva para a melhoria da educação préescolar. A partilha de experiências e conhecimentos podem ajudar na educação da criança. O presente trabalho pretende discutir alguns aspectos particulares da forma como podem as TIC estar inseridas na área da educação, como uma mais valia para o processo educativo. A proposta apresentada consiste num sistema de comunicação entre o jardim de infância e a família, que tem como principais objectivos incentivar a comunicação e a interacção entre ambos. Procuramos, também, discutir de que forma pode influenciar a participação e a interacção dos pais no processo educativo dos seus educandos em idade pré-escolar. ABSTRACT: In the last years, with the introduction of information and communication technologies (ICT), there was a great technological development concerning education tools. These tools stimulate a more active participation of the families in the education process. The area of education, in particular of preschool education, is not an exception. The communication and interaction would improve with ICT, and will contribute to a better preschool education The experience and knowledge sharing could help in the education process of the children. The present work intends to discuss some particular points in what way ICT can be introduce in education, as a value for the education process. The proposal presented consists in a communication system between the kindergarten and the family, with the objective of stimulate the communication and the interaction between them. We will discuss in what way it can influence parents’ participation and interaction in the education process of their children in preschool age.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:37:47Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1290porQueirós, Cláudia Sofia Cardador deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:59Zoai:ria.ua.pt:10773/1290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.149747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
title A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
spellingShingle A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
Tecnologia educativa
Multimédia
Educação pré-escolar
Tecnologias da informação
Relações escola-família
title_short A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
title_full A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
title_fullStr A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
title_full_unstemmed A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
title_sort A web no jardim de infância : uma proposta de caracterização de um sistema de comunicação para um jardim de infância
author Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
author_facet Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Cláudia Sofia Cardador de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Multimédia
Educação pré-escolar
Tecnologias da informação
Relações escola-família
topic Tecnologia educativa
Multimédia
Educação pré-escolar
Tecnologias da informação
Relações escola-família
description Com a introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) houve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte à educação. As ferramentas de apoio à prática educativa incentivam a uma participação mais activa da família no processo educativo. A área da educação, em particular da educação pré-escolar, não é excepção. As TIC podem facilitar a comunicação e interacção entre a família e os educadores, contribuindo de forma positiva para a melhoria da educação préescolar. A partilha de experiências e conhecimentos podem ajudar na educação da criança. O presente trabalho pretende discutir alguns aspectos particulares da forma como podem as TIC estar inseridas na área da educação, como uma mais valia para o processo educativo. A proposta apresentada consiste num sistema de comunicação entre o jardim de infância e a família, que tem como principais objectivos incentivar a comunicação e a interacção entre ambos. Procuramos, também, discutir de que forma pode influenciar a participação e a interacção dos pais no processo educativo dos seus educandos em idade pré-escolar. ABSTRACT: In the last years, with the introduction of information and communication technologies (ICT), there was a great technological development concerning education tools. These tools stimulate a more active participation of the families in the education process. The area of education, in particular of preschool education, is not an exception. The communication and interaction would improve with ICT, and will contribute to a better preschool education The experience and knowledge sharing could help in the education process of the children. The present work intends to discuss some particular points in what way ICT can be introduce in education, as a value for the education process. The proposal presented consists in a communication system between the kindergarten and the family, with the objective of stimulate the communication and the interaction between them. We will discuss in what way it can influence parents’ participation and interaction in the education process of their children in preschool age.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1290
url http://hdl.handle.net/10773/1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449516990464