Impacto da SEO no tráfego do website de uma “organização”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36469 |
Resumo: | A presente investigação tem como principal objetivo perceber o impacto da atividade de Search Engine Optimization no tráfego do website de uma organização. Sendo este um processo de otimização para os motores de pesquisa, está naturalmente envolvida a necessidade de entender o modo como estes funcionam, incluindo o seu algoritmo de rastreio, indexação e classificação das páginas web. A composição do algoritmo é propriedade das empresas dos motores de pesquisa, contudo estes não disponibilizam a lista dos fatores que influenciam a classificação das páginas web e por isso é importante acompanhar os blogs direcionados para webmasters, como por exemplo o Google Webmaster Central Blog, blog onde são disponibilizadas as maiores alterações do algoritmo do motor de pesquisa da Google. Neste contexto, para se obter um conhecimento mais rigoroso sobre SEO e o seu impacto, recorreu-se à metodologia de estudo de caso, suportado na revisão da literatura mais significativa sobre os principais temas em análise. Este estudo de caso incluiu a definição e implementação de um plano de SEO no website de uma organização, assim como uma entrevista a um consultor de marketing digital, que permitiu recolher proposições da experiência do entrevistado que complementam a base da investigação. Os dados de tráfego dos dezoito meses monitorizados foram divididos em nove períodos de dois meses, que por sua vez foram distribuídos por 3 fases: “antes”, “durante” e “depois” da execução do plano de SEO. Estes dados possibilitaram a identificação das alterações ocorridas através de comparações entre as fases, onde foi possível perceber que existiu um aumento no tráfego considerável na fase “durante” em comparação com as outras duas, contudo é preciso ter em consideração que o objeto de estudo é específico e que as conclusões correspondem a este caso. |
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Impacto da SEO no tráfego do website de uma “organização”SEOSearch Engine OptimizationMotores de pesquisaOtimização WebTráfego WebWebsite de uma OrganizaçãoSearch EnginesWeb OptimizationWeb TrafficWebsite of an OrganizationA presente investigação tem como principal objetivo perceber o impacto da atividade de Search Engine Optimization no tráfego do website de uma organização. Sendo este um processo de otimização para os motores de pesquisa, está naturalmente envolvida a necessidade de entender o modo como estes funcionam, incluindo o seu algoritmo de rastreio, indexação e classificação das páginas web. A composição do algoritmo é propriedade das empresas dos motores de pesquisa, contudo estes não disponibilizam a lista dos fatores que influenciam a classificação das páginas web e por isso é importante acompanhar os blogs direcionados para webmasters, como por exemplo o Google Webmaster Central Blog, blog onde são disponibilizadas as maiores alterações do algoritmo do motor de pesquisa da Google. Neste contexto, para se obter um conhecimento mais rigoroso sobre SEO e o seu impacto, recorreu-se à metodologia de estudo de caso, suportado na revisão da literatura mais significativa sobre os principais temas em análise. Este estudo de caso incluiu a definição e implementação de um plano de SEO no website de uma organização, assim como uma entrevista a um consultor de marketing digital, que permitiu recolher proposições da experiência do entrevistado que complementam a base da investigação. Os dados de tráfego dos dezoito meses monitorizados foram divididos em nove períodos de dois meses, que por sua vez foram distribuídos por 3 fases: “antes”, “durante” e “depois” da execução do plano de SEO. Estes dados possibilitaram a identificação das alterações ocorridas através de comparações entre as fases, onde foi possível perceber que existiu um aumento no tráfego considerável na fase “durante” em comparação com as outras duas, contudo é preciso ter em consideração que o objeto de estudo é específico e que as conclusões correspondem a este caso.This research aims to understand the impact of search engine optimization activity on an organization's website traffic. As this is an optimization process for search engines, it is of course involved the need to understand how they work, including their web page crawling, indexing and ranking algorithm. The composition of the algorithm is property of search engine companies, but they don’t provide the list of factors that influence the ranking of web pages and therefore it is important to follow blogs directed to webmasters, such as the Google Webmaster Central Blog, blog where the biggest changes to algorithm of Google search engine are available. In this context, to obtain a more accurate knowledge about SEO and its impact, we resorted to the case study methodology, supported by a review of the most significant literature on the main themes under analysis. This case study included the definition and implementation of an SEO plan on an organization's website, as well as an interview with a digital marketing consultant, which made it possible to gather propositions from the interviewee's experience that complement the research base. The traffic data from the eighteen months monitored was divided into nine two-month periods, which in turn were divided into 3 phases: “before”, “during” and “after” the execution of the SEO plan. These data allowed the identification of the changes that occurred through comparisons between the phases, where it was possible to realize that there was a considerable increase in traffic of the “during” phase compared to the others, however it must be taken into consideration that the object of study is a specific case.Mourão, HêrnaniRepositório ComumMendão, Tiago Manuel Catita2021-05-11T14:56:01Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36469TID:202360229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:47.075919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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