Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abril, Maria João de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3893
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_5fc561f9f08ebcf3f90466b1a1decae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplinaIndisciplinaAuto-conceito e auto-estimClima de sala de aulaEmoções em sala de aulaIndiscipline behaviorSelf-concept and self-esteemClassroom environmentEmotionsDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA pertinência deste estudo é demonstrada através dos contextos educativos como intercessores do desenvolvimento do indivíduo, não só ao nível do desempenho escolar e aquisição de conteúdos académicos, como também ao nível emocional, construção do “self”, valores cívicos e morais. Assim, o referido estudo centra-se em percepções de alunos do 7º e 8º ano de escolaridade acerca da indisciplina, do clima de sala de aula e emoções experienciadas na disciplina de matemática, auto-conceito e auto-estima e a importância atribuída às dimensões do auto-conceito, com o intuito de avaliar se existem diferenças entre os alunos que se consideram nada indisciplinados (NI) e muito indisciplinados (MI) e, por último, analisar se existem associações entre as diversas variáveis em estudo. Da amostra faziam parte 131 participantes de uma escola pública da região de Lisboa. Os Instrumentos utilizados foram a “Escala de Auto-conceito e Auto-estima para Adolescentes” de Peixoto e Almeida (1999), “Escala de Clima de Sala de Aula a Matemática” de Mata, Monteiro e Peixoto (2010), “Questionário de Emoções em Situações de Desempenho” de Pekrun e Goetz (2005) adaptado para alunos portugueses do 7º e 8º ano de escolaridade e questionário para auto-avaliação de indisciplina. Os principais resultados sugerem a existência de relações entre o clima de sala de aula e os estados emocionais dos alunos, que a auto percepção dos alunos acerca do clima de sala de aula não difere entre grupos NI e MI, e as emoções são equivalentes nos grupos NI e MI à excepção do orgulho e do desânimo.ABSTRACT: The pertinence of this study have been demonstrated in educational settings as intercessors of the individuals development not only at academic performance and academic content level, as well at emotional level, self's construction, and moral and civic values. Thus the study focuses on 7th and 8th grade students' perceptions regarding indiscipline behavior, classroom's environment, experienced emotions in class math, self-concept and self-esteem and the importance attached to the self-concept dimensions in order to access differences between students who consider themselves as nothing undisciplined (NI) and those who consider themselves as very undisciplined (MI) and finally consider whether there are associations between the different variables under study. The sample was composed by 131 participants of a public school in the Lisbon area. The instruments used to assess students' perceptions were: “Adolescents’ Self-concept and Self-esteem Scale” (Peixoto & Almeida, 1999), “Math’s Environment Classroom Scale” (Mata, Monteiro & Peixoto, 2010), “Emotions Achievement Questionnaire” (Pekrun & Goetz, 2005), translated and adapted for 7th and 8th Portuguese students and “Indiscipline Self Assessment Questionnaire”. The main results suggest the presence of links between that classroom's environment and students‟ emotional states, students' self-perception of math's classroom environment did not differ between NI and MI groups and emotions are equivalent in NI and MI groups other than pride and discouragement., , .Peixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAAbril, Maria João de2015-07-29T16:37:34Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:45.243999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
title Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
spellingShingle Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
Abril, Maria João de
Indisciplina
Auto-conceito e auto-estim
Clima de sala de aula
Emoções em sala de aula
Indiscipline behavior
Self-concept and self-esteem
Classroom environment
Emotions
title_short Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
title_full Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
title_fullStr Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
title_full_unstemmed Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
title_sort Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina
author Abril, Maria João de
author_facet Abril, Maria João de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Abril, Maria João de
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Auto-conceito e auto-estim
Clima de sala de aula
Emoções em sala de aula
Indiscipline behavior
Self-concept and self-esteem
Classroom environment
Emotions
topic Indisciplina
Auto-conceito e auto-estim
Clima de sala de aula
Emoções em sala de aula
Indiscipline behavior
Self-concept and self-esteem
Classroom environment
Emotions
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-07-29T16:37:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3893
url http://hdl.handle.net/10400.12/3893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078372691968