Motivação para a língua portuguesa: Relação com o género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victória, Nélia Guerreiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3952
Resumo: Este estudo incorre sobre as relações entre a motivação para a Língua Portuguesa, género, ano de escolaridade, clima de sala de aula, autoconceito e auto-estima. A investigação foi desenvolvida com 290 alunos que frequentavam o 3º ciclo da escolaridade obrigatória, sendo que 101 alunos frequentavam o 7º ano, 98 alunos frequentavam o 8º ano e 91 alunos pertenciam ao 9º ano de escolaridade. Neste estudo, foram utilizados três instrumentos: uma escala para avaliar a motivação para a disciplina de Língua Portuguesa (“Eu e a Língua Portuguesa”, Mata et., al, 2008); uma segunda escala para avaliar a percepção de clima de sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa (“Na sala de aula de Língua Portuguesa”, Mata, Monteiro & Peixoto 2008) e finalmente a Escala de Autoconceito e Auto-estima (“Como é que eu sou?” Peixoto & Almeida, 2003). Foram verificadas relações entre a motivação e o género, e entre o ano de escolaridade, em particular nas dimensões Valor/Importância e Esforço/Importância, as raparigas registaram valores médios superiores aos dos rapazes. No que se refere à variável ano de escolaridade, evidenciou-se a dimensão Valor/Importância, em que os alunos do 7º ano de escolaridade apresentaram valores mais elevados. No que concerne à percepção do clima de sala de aula em Língua Portuguesa, foi verificado um valor médio estatisticamente significativo em particular na dimensão Suporte Social do Professor. No que se refere à relação entre motivação para a Língua Portuguesa e percepção do clima de sala de aula, as correlações mais significativas foram registadas entre as dimensões Interesse/ Prazer e Atitudes, entre Valor/Importância e Suporte Social do Professor, e entre Esforço/Importância e Atitudes. No que concerne à relação entre a motivação, Autoconceito e Auto-estima, foram verificadas correlações estatisticamente significativas e positivas entre as dimensões Autoconceito Académico, Auto-estima e Competência a Língua Portuguesa.
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