Relação entre a perceção da responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6451 |
Resumo: | No contexto empresarial é visível a influência que os trabalhadores exercem na performance da organização, bem como a influência que certas práticas e políticas adotadas pela empresa influenciam as atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. A presente investigação incide sobre o estudo de possíveis relações entre a perceção dos trabalhadores relativamente à responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos nas várias dimensões que constituem cada constructo. Este estudo foi sustentado pelo recurso a três instrumentos, a escala de responsabilidade social (Vicente, Rebelo e Inverno, 2011), o Utrecht Work Engagement Scale numa versão adaptada para o caso português e o Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). O questionário composto por estes três instrumentos foi aplicado a uma amostra de 257 trabalhadores. Pela análise dos resultados, foi possível concluir que o Engagement no trabalho é explicado positivamente pela perceção da RSE, nas dimensões Marketplace e Workplace, apresentando-se estas dimensões da RSE com um efeito mediador. Concluiu-se também que dos valores humanos destaca-se o Conformismo que explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho. Comprovou-se ainda que a Idade explica positivamente as dimensões Marketplace e Workplace da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho, a Função exercida explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e a dimensão Resistência do Engagement no trabalho. |
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Relação entre a perceção da responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanosPerceção da responsabilidade social das empresasEngagement no trabalhoValores humanosEmployees’ perceptions of corporate social responsibilityWork engagementHuman valuesNo contexto empresarial é visível a influência que os trabalhadores exercem na performance da organização, bem como a influência que certas práticas e políticas adotadas pela empresa influenciam as atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. A presente investigação incide sobre o estudo de possíveis relações entre a perceção dos trabalhadores relativamente à responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos nas várias dimensões que constituem cada constructo. Este estudo foi sustentado pelo recurso a três instrumentos, a escala de responsabilidade social (Vicente, Rebelo e Inverno, 2011), o Utrecht Work Engagement Scale numa versão adaptada para o caso português e o Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). O questionário composto por estes três instrumentos foi aplicado a uma amostra de 257 trabalhadores. Pela análise dos resultados, foi possível concluir que o Engagement no trabalho é explicado positivamente pela perceção da RSE, nas dimensões Marketplace e Workplace, apresentando-se estas dimensões da RSE com um efeito mediador. Concluiu-se também que dos valores humanos destaca-se o Conformismo que explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho. Comprovou-se ainda que a Idade explica positivamente as dimensões Marketplace e Workplace da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho, a Função exercida explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e a dimensão Resistência do Engagement no trabalho.In a business context, it is clear the influence that employees engaged in the performance of the organization as well as the influence that certain practices and policies adopted by the company influence employees’ attitudes and behaviors. This research focuses on the study of possible relationships between the employees’ perceptions of corporate social responsibility, the work engagement and human values, in the various dimensions that constitute each construct. This study was supported by the use of three instruments, the scale of social responsibility (Vicente, Rebelo and Inverno, 2011), the Utrecht Work Engagement Scale in an adapted version for the Portuguese case and the Portrait Values Questionnaire (PQV-21) of Schwartz, in the version used in the European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). The questionnaire composed by these three instruments was applied to a sample of 257 employees. Based on these results, can be concluded that work Engagement is positively explained by the employees’ perception of CSR, in the Marketplace and Workplace dimensions, presenting a mediator effect. It was also concluded that human values, highlighting the Conformism, explain negatively the tree dimensions of employees’ perception of CSR and the Dedication/Vigour and Immersion dimensions of work Engagement. It was also demonstrated that age explains positively the Marketplace and Workplace dimensions of the employees’ perception of CSR and the Dedication/Vigour and Immersion dimensions of work Engagement, and the position explains negatively the tree dimensions of employees’ perception of CSR and the Endurance dimension of work Engagement.2014-02-13T10:29:17Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6451porPereira, Anabela Mondiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:26:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:26:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No contexto empresarial é visível a influência que os trabalhadores exercem na performance da organização, bem como a influência que certas práticas e políticas adotadas pela empresa influenciam as atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. A presente investigação incide sobre o estudo de possíveis relações entre a perceção dos trabalhadores relativamente à responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos nas várias dimensões que constituem cada constructo. Este estudo foi sustentado pelo recurso a três instrumentos, a escala de responsabilidade social (Vicente, Rebelo e Inverno, 2011), o Utrecht Work Engagement Scale numa versão adaptada para o caso português e o Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). O questionário composto por estes três instrumentos foi aplicado a uma amostra de 257 trabalhadores. Pela análise dos resultados, foi possível concluir que o Engagement no trabalho é explicado positivamente pela perceção da RSE, nas dimensões Marketplace e Workplace, apresentando-se estas dimensões da RSE com um efeito mediador. Concluiu-se também que dos valores humanos destaca-se o Conformismo que explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho. Comprovou-se ainda que a Idade explica positivamente as dimensões Marketplace e Workplace da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho, a Função exercida explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e a dimensão Resistência do Engagement no trabalho. |
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