Relação entre a perceção da responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anabela Mondim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6451
Resumo: No contexto empresarial é visível a influência que os trabalhadores exercem na performance da organização, bem como a influência que certas práticas e políticas adotadas pela empresa influenciam as atitudes e comportamentos dos seus trabalhadores. A presente investigação incide sobre o estudo de possíveis relações entre a perceção dos trabalhadores relativamente à responsabilidade social das empresas, o engagement no trabalho e os valores humanos nas várias dimensões que constituem cada constructo. Este estudo foi sustentado pelo recurso a três instrumentos, a escala de responsabilidade social (Vicente, Rebelo e Inverno, 2011), o Utrecht Work Engagement Scale numa versão adaptada para o caso português e o Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002). O questionário composto por estes três instrumentos foi aplicado a uma amostra de 257 trabalhadores. Pela análise dos resultados, foi possível concluir que o Engagement no trabalho é explicado positivamente pela perceção da RSE, nas dimensões Marketplace e Workplace, apresentando-se estas dimensões da RSE com um efeito mediador. Concluiu-se também que dos valores humanos destaca-se o Conformismo que explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho. Comprovou-se ainda que a Idade explica positivamente as dimensões Marketplace e Workplace da perceção da RSE e as dimensões Dedicação/Vigor e Imersão do Engagement no trabalho, a Função exercida explica negativamente as três dimensões da perceção da RSE e a dimensão Resistência do Engagement no trabalho.
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