Design como unidade de negócios na X Consultores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1739 |
Resumo: | Este trabalho visa demonstrar que o Design pode ser um factor estratégico de uma empresa com vista a atingir Qualidade dos seus Serviços. Como unidade de negócio, num espaço de quatro anos (2004 a 2008) teve quebra de volume de facturação na ordem dos 95%, uma análise a esta área tornava-se vital. Assim, foi adaptado e utilizado o instrumento de avaliação SERVQUAL com o objectivo de avaliar a qualidade esperada e percebida pelos clientes/consumidores desse serviço, com especial discussão dos resultados do GAP 5 dessa escala. O número de inquiridos analisados neste trabalho corresponde a 55% dos clientes da área de um total de 40 questionários enviados via e-mail, fax e telefone. Espera-se especial atenção às conclusões observadas no final do trabalho, pois muito do sucesso futuro dessa área poderá advir daí. |
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Design como unidade de negócios na X ConsultoresGestão industrialDesignGestão da qualidadeSatisfação do consumidorEste trabalho visa demonstrar que o Design pode ser um factor estratégico de uma empresa com vista a atingir Qualidade dos seus Serviços. Como unidade de negócio, num espaço de quatro anos (2004 a 2008) teve quebra de volume de facturação na ordem dos 95%, uma análise a esta área tornava-se vital. Assim, foi adaptado e utilizado o instrumento de avaliação SERVQUAL com o objectivo de avaliar a qualidade esperada e percebida pelos clientes/consumidores desse serviço, com especial discussão dos resultados do GAP 5 dessa escala. O número de inquiridos analisados neste trabalho corresponde a 55% dos clientes da área de um total de 40 questionários enviados via e-mail, fax e telefone. Espera-se especial atenção às conclusões observadas no final do trabalho, pois muito do sucesso futuro dessa área poderá advir daí.The aim of this project its to show that Design can be a strategic factor for a company to reach a higher Quality of services. Since in the last four years (2004 – 2008) this business unit had a 95% decrease in profitability, it seems crucial to analyse this situation. Thus, SERVQUAL was used as a tool to measure the expectations and the perceptions of its clients/consumers in terms of the quality of that service, with special discussion of that scale’s GAP5. The number of clients who answered the questionnaire corresponds to 55% in 40 surveys sent by e-mail, fax and telephone. Special attention will be paid to the conclusions because the success or failure of this business unit can depend on them.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:20Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1739porLourenço, Diogo Miguel Malheiro Barros Párisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:25Zoai:ria.ua.pt:10773/1739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:19.953231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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