Efeitos da observação de aulas entre pares nas mudanças de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Marina Torres
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2239
Resumo: A necessidade de apoiar os professores na sua aprendizagem profissional é uma garantia de resultados no sucesso dos alunos. Promover o desenvolvimento profissional contínuo de professores, é promover oportunidades de a) (re)instrumentalização, com desenvolvimento de novas competências, na sua vertente de prático-reflexivo; b) remodelação como reforço na prática de ensino, que só é possível com uma abordagem colaborativa; c) revitalização bastante desafiadora, quando inclui os alunos na aprendizagem, promovendo um desenvolvimento construtivista e transformador; d) (re)imaginação de um conjunto de relações entre professores e alunos, num esforço coletivo de negociação com a mudança e o entusiasmo. Como refere Day (2001), atualmente são exigidas elevadas expectativas em relação ao ensino de qualidade que, por sua vez, requer uma elevada qualificação por parte dos professores. Ora, devemos aceitar que todos aprenderemos mais se nos juntarmos e partilharmos avanços e recuos. A partir daqui, entende-se que o desenvolvimento profissional encontra fundamento e alicerces numa comunidade aprendente, onde a reflexão faz parte das práticas docentes, não esquecendo momentos de autoavaliação e heteroavaliação – instrumentos essenciais na redefinição de trajetórias. É importante cooperar para aprender, num contexto de aprendizagem por pares, assente na igualdade, na confiança e no compromisso. Um dos grandes desafios educacionais consiste na promoção de uma cultura de colaboração num espírito de colegialidade como uma forma de organização social baseada na participação partilhada de todos os seus membros, contrastando com uma estrutura hierárquica e piramidal. É, então, necessário contribuir para o desenvolvimento de profissionais transformadores, promotores de uma sociedade que valorizará a equidade, a participação e a justiça social. É, sem dúvida, uma tarefa árdua; no entanto, não é impossível. Neste âmbito, apresentar-se-á uma dinâmica institucional que preconiza a lógica de uma comunidade aprendente, onde a observação de aulas entre pares – professores em exercício - tem funcionado como um motor de reflexão sobre as práticas de ensino, conduzindo, em muitos casos, à mudança de práticas e intencionalidades pedagógicas.
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