A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adorinda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57
Resumo: Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro doProcesso de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação deeducadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondenteà licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duraçãovariável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre aLicenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemosrefletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudoalunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitoscom a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogaçõessobre o novo processo de formação.Palavras-chave: Educação Básica; Modelos de Formação; Formação de educadores eprofessores
id RCAP_5192953a131a2e67f21e08b141ddacca
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/57
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de BragançaNos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro doProcesso de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação deeducadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondenteà licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duraçãovariável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre aLicenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemosrefletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudoalunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitoscom a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogaçõessobre o novo processo de formação.Palavras-chave: Educação Básica; Modelos de Formação; Formação de educadores eprofessoresInstituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/57https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/57/58Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2023-02-18T06:01:27Zoai:eduser.ipb.pt:article/57Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.883787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
spellingShingle A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
Gonçalves, Adorinda
title_short A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_fullStr A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full_unstemmed A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_sort A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
author Gonçalves, Adorinda
author_facet Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Rodrigues, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
description Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro doProcesso de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação deeducadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondenteà licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duraçãovariável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre aLicenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemosrefletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudoalunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitoscom a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogaçõessobre o novo processo de formação.Palavras-chave: Educação Básica; Modelos de Formação; Formação de educadores eprofessores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57
https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57
url https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/57
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/57/58
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939915239424