Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76 |
Resumo: | A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências. |
id |
RCAP_5545681a52f048ae5103dae3e26b13a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/76 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de BragançaA formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências.Instituto Politécnico de Bragança2017-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76/76Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2023-02-18T06:01:32Zoai:eduser.ipb.pt:article/76Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.728069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
spellingShingle |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança Gonçalves, Adorinda |
title_short |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_fullStr |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full_unstemmed |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_sort |
Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
author |
Gonçalves, Adorinda |
author_facet |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
description |
A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76 https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/76/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939942502400 |