Processo de Acolhimento e Integra??o em Tempos de Pandemia e Teletrabalho: perce??o dos novos colaboradores em rela??o ao seu processo de acolhimento e integra??o
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1320 |
Resumo: | O mercado est? cada vez mais competitivo e as organiza??es necessitam de ter do seu lado n?o s? os melhores colaboradores, como tamb?m pessoas motivadas e que se identifiquem com a miss?o, vis?o e a pr?pria organiza??o para a qual trabalham. Com a declara??o de pandemia no in?cio de 2020, as empresas foram obrigadas a recorrer ao regime de teletrabalho, o que levantou desafios no modo de acolher e integrar os novos colaboradores. Mediante recurso a um question?rio, procurou-se analisar a perce??o dos v?rios colaboradores relativamente ao seu processo de acolhimento e integra??o na MedicineOne no momento em que integraram a empresa. Foram definidas duas amostras, com um total de 53 participantes: a Amostra 1 ? composta pelos colaboradores que entraram no per?odo de teletrabalho (6 participantes) e a Amostra 2 ? composta pelos colaboradores que entraram noutros per?odos (47 participantes). Numa escala de resposta de 1 a 5 pontos, a Amostra 1 reporta valores m?dios de satisfa??o entre 4 e 5 pontos, enquanto na Amostra 2 os resultados sofreram uma dispers?o muito grande entre 1 e 5 pontos. Numa escala de resposta de 1 a 10 pontos, as m?dias de respostas na Amostra 1 posicionaram-se entre 9 e 10 pontos e na Amostra 2 as m?dias situaram-se entre 7 e 8 pontos. As conclus?es retiradas indicam que os participantes percecionam o seu processo de acolhimento e integra??o como satisfat?rio, apesar do constrangimento do teletrabalho para a Amostra 1 e da aus?ncia de um departamento de RH para a maioria da Amostra 2. / The market is increasingly competitive, and organizations need to have on their side not only the best employees, but also motivated people who identify with the mission, vision and the very organization they work for. With the declaration of a pandemic at the beginning of 2020, companies were forced to resort to the telework regime, which raised challenges in the way of onboarding new employees. Using a questionnaire, we tried to analyze the perception of the various employees regarding their onboarding process in MedicineOne at the time they joined the company. Two samples were defined, with a total of 53 participants: Sample 1 is composed of employees who entered the teleworking period (6 participants) and Sample 2 is composed of employees who entered other periods (47 participants). On a response scale from 1 to 5 points, Sample 1 reports average satisfaction values between 4 and 5 points, while in Sample 2 the results suffered a very large dispersion between 1 and 5 points. On a response scale from 1 to 10 points, the averages of responses in Sample 1 ranged between 9 and 10 points and in Sample 2 the averages ranged between 7 and 8 points. The conclusions drawn indicate that the participants perceive their onboarding process as satisfactory, despite the constraint of teleworking for Sample 1 and the absence of an HR department for most of Sample 2. |
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Processo de Acolhimento e Integra??o em Tempos de Pandemia e Teletrabalho: perce??o dos novos colaboradores em rela??o ao seu processo de acolhimento e integra??oCovid-19 - Covid-19Crise pand?mica - Pandemic crisisTeletrabalho - Teleworking;Acolhimento e integra??o - Onboarding.O mercado est? cada vez mais competitivo e as organiza??es necessitam de ter do seu lado n?o s? os melhores colaboradores, como tamb?m pessoas motivadas e que se identifiquem com a miss?o, vis?o e a pr?pria organiza??o para a qual trabalham. Com a declara??o de pandemia no in?cio de 2020, as empresas foram obrigadas a recorrer ao regime de teletrabalho, o que levantou desafios no modo de acolher e integrar os novos colaboradores. Mediante recurso a um question?rio, procurou-se analisar a perce??o dos v?rios colaboradores relativamente ao seu processo de acolhimento e integra??o na MedicineOne no momento em que integraram a empresa. Foram definidas duas amostras, com um total de 53 participantes: a Amostra 1 ? composta pelos colaboradores que entraram no per?odo de teletrabalho (6 participantes) e a Amostra 2 ? composta pelos colaboradores que entraram noutros per?odos (47 participantes). Numa escala de resposta de 1 a 5 pontos, a Amostra 1 reporta valores m?dios de satisfa??o entre 4 e 5 pontos, enquanto na Amostra 2 os resultados sofreram uma dispers?o muito grande entre 1 e 5 pontos. Numa escala de resposta de 1 a 10 pontos, as m?dias de respostas na Amostra 1 posicionaram-se entre 9 e 10 pontos e na Amostra 2 as m?dias situaram-se entre 7 e 8 pontos. As conclus?es retiradas indicam que os participantes percecionam o seu processo de acolhimento e integra??o como satisfat?rio, apesar do constrangimento do teletrabalho para a Amostra 1 e da aus?ncia de um departamento de RH para a maioria da Amostra 2. / The market is increasingly competitive, and organizations need to have on their side not only the best employees, but also motivated people who identify with the mission, vision and the very organization they work for. With the declaration of a pandemic at the beginning of 2020, companies were forced to resort to the telework regime, which raised challenges in the way of onboarding new employees. Using a questionnaire, we tried to analyze the perception of the various employees regarding their onboarding process in MedicineOne at the time they joined the company. Two samples were defined, with a total of 53 participants: Sample 1 is composed of employees who entered the teleworking period (6 participants) and Sample 2 is composed of employees who entered other periods (47 participants). On a response scale from 1 to 5 points, Sample 1 reports average satisfaction values between 4 and 5 points, while in Sample 2 the results suffered a very large dispersion between 1 and 5 points. On a response scale from 1 to 10 points, the averages of responses in Sample 1 ranged between 9 and 10 points and in Sample 2 the averages ranged between 7 and 8 points. The conclusions drawn indicate that the participants perceive their onboarding process as satisfactory, despite the constraint of teleworking for Sample 1 and the absence of an HR department for most of Sample 2.ISMT2021-12-20T10:39:42Z2021-12-202021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1320TID:202803171porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1320Reis, Ana Vanessa dos SantosAndrade, Jos? Ricardo (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:06Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:16.467808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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