Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Teresa Isabel Miranda da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974
Resumo: O estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios.
id RCAP_5215b7c8f1f243104d2a8abfaab3e5b9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidadesEducação de InfânciaIntervenção à distânciaO estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios.2021-04-26T14:34:45Z2024-03-08T00:00:00Z2021-04-19T00:00:00Z2021-04-192021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2974TID:202706958porSilva, Teresa Isabel Miranda dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.696874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
title Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
spellingShingle Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
Silva, Teresa Isabel Miranda da
Educação de Infância
Intervenção à distância
title_short Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
title_full Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
title_fullStr Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
title_full_unstemmed Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
title_sort Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
author Silva, Teresa Isabel Miranda da
author_facet Silva, Teresa Isabel Miranda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Teresa Isabel Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Intervenção à distância
topic Educação de Infância
Intervenção à distância
description O estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T14:34:45Z
2021-04-19T00:00:00Z
2021-04-19
2021-03-08
2024-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974
TID:202706958
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974
identifier_str_mv TID:202706958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632062431232