Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974 |
Resumo: | O estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios. |
id |
RCAP_5215b7c8f1f243104d2a8abfaab3e5b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2974 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidadesEducação de InfânciaIntervenção à distânciaO estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios.2021-04-26T14:34:45Z2024-03-08T00:00:00Z2021-04-19T00:00:00Z2021-04-192021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2974TID:202706958porSilva, Teresa Isabel Miranda dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.696874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
title |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
spellingShingle |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades Silva, Teresa Isabel Miranda da Educação de Infância Intervenção à distância |
title_short |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
title_full |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
title_fullStr |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
title_full_unstemmed |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
title_sort |
Brincar e brinquedos: Potenciar o ambiente e os materiais para colmatar necessidades |
author |
Silva, Teresa Isabel Miranda da |
author_facet |
Silva, Teresa Isabel Miranda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Teresa Isabel Miranda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Intervenção à distância |
topic |
Educação de Infância Intervenção à distância |
description |
O estudo descreve e reflete sobre um conjunto de interações e intervenções desenvolvidas presencialmente e à distância antes e durante o período de recolhimento social no âmbito da pandemia da Covid-19. Partindo de uma série dimensões teóricas, abordamos nesta investigação os desafios na dinamização de atividades com um grupo de crianças entre os dois e os cinco anos. Refletimos teoricamente sobre o brincar, os espaços e ambientes de aprendizagem, os materiais e o papel do adulto. Em termos metodológicos, optamos por numa estrutura mista (quantitativa e qualitativa) com o objetivo de recolher um maior número de dados, cruzando perspetivas diferenciadas: crianças, educadora de infância e pais. Integrado num estudo mais vasto, este Relatório de investigação apresenta como considerações finais três grandes ideias-chave orientadoras da intervenção em educação de infância nestes novos tempos de grandes desafios. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T14:34:45Z 2021-04-19T00:00:00Z 2021-04-19 2021-03-08 2024-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974 TID:202706958 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2974 |
identifier_str_mv |
TID:202706958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632062431232 |