As artes visuais como prática pedagógica diferenciadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2780
Resumo: O relatório de investigação cujo tema se denomina por “As Artes Visuais como prática pedagógica diferenciadora”, apresenta como objetivo principal perceber como as Artes Visuais são importantes na promoção das aprendizagens das crianças. Sendo a criança um ser de descobertas e capaz de comunicar de variadas formas sobre tudo o que a rodeia, é apresentado um tema focado neste subdomínio que parte do domínio da Educação Artística e que aprofunda a imaginação de uma forma livre e a oportunidade de a criança se exprimir através da arte, capaz de estimular até a sua confiança ou autoestima. O estudo decorre através da investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo e das entrevistas de educadoras de infância decorrendo ao longo do ano em contexto de Educação Pré-Escolar e, no ano letivo seguinte, são também recolhidos os dados das entrevistas de impacto das mesmas crianças do grupo como técnicas de recolha de dados. Em síntese, os dados concluem que são tomadas estratégias diversificadas utilizadas pelo/a educador/a de infância que potencializam as Artes Visuais como principal recurso educativo e que levam a desenvolver competências quando utilizadas, tais como o interesse, a motivação ou a criatividade da criança, percebendo, assim, que as Artes Visuais são fulcrais como facilitadora e ferramenta de aprendizagens
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