O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2887 |
Resumo: | O presente relatório de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. “O contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na Educação Pré-Escolar” é a temática da investigação presente sob orientação da Doutora Sandra Monica Figueiredo de Oliveira. Desta forma, com esta investigação pretendemos perceber qual poderá ser o contributo das Artes Visuais num trabalho interdisciplinar, visto que é cada vez mais importante trabalhar de forma interdisciplinar desde o pré-escolar para que quando as crianças atingirem o patamar do 1ºciclo consigam dar continuidade ao trabalho interdisciplinar de forma a aproveitar o mesmo de forma positiva para o aproveitamento escolar e desenvolvimento pessoal. Neste sentido decidimos trabalhar este tema visto que consideramos ser uma questão fundamental e bastante pertinente nos dias de hoje, pois, em estágios anteriores verificamos a dificuldade de alguns educadores em realizar trabalho interdisciplinar. Posto isto, é então possível responder à pergunta de partida “Qual o contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar no Pré-Escolar?”, para conseguir responder a esta questão foram criados alguns objetivos gerais sendo eles: “De que forma é trabalhada a interdisciplinaridade no Pré-Escolar; perceber qual o valor atribuído às Artes Visuais nas Orientações Curriculares; Compreender de que forma é que as Artes Visuais se relacionam com as restantes áreas do saber; perceber a evolução das Artes Visuais no contexto Pré-escolar.” Nesta investigação foi utilizada por nós uma metodologia qualitativa acompanhada de diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, como a entrevista e a observação participante. Assim, foi possível constatar que os educadores de infância consideram as Artes Visuais essenciais nesta faixa etária visto que as mesmas podem servir de motivação para a aprendizagem. Assim, foi ainda possível perceber que os entrevistados consideram o trabalho interdisciplinar uma mais valia para o desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo assim para o crescimento pessoal e social dos mesmos. Palavras-Chave: Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_a7e5b942ff3ca892006dd15512874bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolarEducação pré-escolarArtes visuaisInterdisciplinaridadeO presente relatório de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. “O contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na Educação Pré-Escolar” é a temática da investigação presente sob orientação da Doutora Sandra Monica Figueiredo de Oliveira. Desta forma, com esta investigação pretendemos perceber qual poderá ser o contributo das Artes Visuais num trabalho interdisciplinar, visto que é cada vez mais importante trabalhar de forma interdisciplinar desde o pré-escolar para que quando as crianças atingirem o patamar do 1ºciclo consigam dar continuidade ao trabalho interdisciplinar de forma a aproveitar o mesmo de forma positiva para o aproveitamento escolar e desenvolvimento pessoal. Neste sentido decidimos trabalhar este tema visto que consideramos ser uma questão fundamental e bastante pertinente nos dias de hoje, pois, em estágios anteriores verificamos a dificuldade de alguns educadores em realizar trabalho interdisciplinar. Posto isto, é então possível responder à pergunta de partida “Qual o contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar no Pré-Escolar?”, para conseguir responder a esta questão foram criados alguns objetivos gerais sendo eles: “De que forma é trabalhada a interdisciplinaridade no Pré-Escolar; perceber qual o valor atribuído às Artes Visuais nas Orientações Curriculares; Compreender de que forma é que as Artes Visuais se relacionam com as restantes áreas do saber; perceber a evolução das Artes Visuais no contexto Pré-escolar.” Nesta investigação foi utilizada por nós uma metodologia qualitativa acompanhada de diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, como a entrevista e a observação participante. Assim, foi possível constatar que os educadores de infância consideram as Artes Visuais essenciais nesta faixa etária visto que as mesmas podem servir de motivação para a aprendizagem. Assim, foi ainda possível perceber que os entrevistados consideram o trabalho interdisciplinar uma mais valia para o desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo assim para o crescimento pessoal e social dos mesmos. Palavras-Chave: Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Educação Pré-Escolar2020-06-18T09:51:27Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-092020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2887TID:202485501porCerqueira, Luciana Maria Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:43Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
title |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
spellingShingle |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar Cerqueira, Luciana Maria Pinheiro Educação pré-escolar Artes visuais Interdisciplinaridade |
title_short |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
title_full |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
title_fullStr |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
title_sort |
O contributo das artes visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na educação pré-escolar |
author |
Cerqueira, Luciana Maria Pinheiro |
author_facet |
Cerqueira, Luciana Maria Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Luciana Maria Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Artes visuais Interdisciplinaridade |
topic |
Educação pré-escolar Artes visuais Interdisciplinaridade |
description |
O presente relatório de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. “O contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na Educação Pré-Escolar” é a temática da investigação presente sob orientação da Doutora Sandra Monica Figueiredo de Oliveira. Desta forma, com esta investigação pretendemos perceber qual poderá ser o contributo das Artes Visuais num trabalho interdisciplinar, visto que é cada vez mais importante trabalhar de forma interdisciplinar desde o pré-escolar para que quando as crianças atingirem o patamar do 1ºciclo consigam dar continuidade ao trabalho interdisciplinar de forma a aproveitar o mesmo de forma positiva para o aproveitamento escolar e desenvolvimento pessoal. Neste sentido decidimos trabalhar este tema visto que consideramos ser uma questão fundamental e bastante pertinente nos dias de hoje, pois, em estágios anteriores verificamos a dificuldade de alguns educadores em realizar trabalho interdisciplinar. Posto isto, é então possível responder à pergunta de partida “Qual o contributo das Artes Visuais no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar no Pré-Escolar?”, para conseguir responder a esta questão foram criados alguns objetivos gerais sendo eles: “De que forma é trabalhada a interdisciplinaridade no Pré-Escolar; perceber qual o valor atribuído às Artes Visuais nas Orientações Curriculares; Compreender de que forma é que as Artes Visuais se relacionam com as restantes áreas do saber; perceber a evolução das Artes Visuais no contexto Pré-escolar.” Nesta investigação foi utilizada por nós uma metodologia qualitativa acompanhada de diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, como a entrevista e a observação participante. Assim, foi possível constatar que os educadores de infância consideram as Artes Visuais essenciais nesta faixa etária visto que as mesmas podem servir de motivação para a aprendizagem. Assim, foi ainda possível perceber que os entrevistados consideram o trabalho interdisciplinar uma mais valia para o desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo assim para o crescimento pessoal e social dos mesmos. Palavras-Chave: Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-18T09:51:27Z 2020-06-09T00:00:00Z 2020-06-09 2020-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2887 TID:202485501 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2887 |
identifier_str_mv |
TID:202485501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543307278942208 |