Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras. |
id |
RCAP_5244eedd02694386a7c80433a915d972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-24082009000100011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvelEstratégias EmpresariaisFormaçãoCarreirasSector de Componentes para AutomóvelCom este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies n.5 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011Cordeiro,João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:21:03Zoai:scielo:S1646-24082009000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:28:12.847886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
title |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
spellingShingle |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel Cordeiro,João Pedro Estratégias Empresariais Formação Carreiras Sector de Componentes para Automóvel |
title_short |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
title_full |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
title_fullStr |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
title_full_unstemmed |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
title_sort |
Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel |
author |
Cordeiro,João Pedro |
author_facet |
Cordeiro,João Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro,João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Empresariais Formação Carreiras Sector de Componentes para Automóvel |
topic |
Estratégias Empresariais Formação Carreiras Sector de Componentes para Automóvel |
description |
Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-24082009000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies n.5 2009 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137352417804288 |