Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14702 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado. |
id |
RCAP_525b47104f40cfaccb09309a8f42b16a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14702 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escritaEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemDesenvolvimento das criançasLinguagem oralLinguagem escritaEstratégias da aprendizagemEducadores de infânciaPapel dos professoresO presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado.This thesis study aims at understanding how it is that the kindergarten teacher can awaken in children the development of written language. This report addresses the learning and language acquisition through the interaction between the young child and the family at an early stage. At the same time, before the entry into formal schooling, the child begins to form early conceptions about written language expressed in their attempts to mime and draft writing. Currently it is known that the knowledge of the name of the letters, as well as the written guided and invented tasks are crucial for the learning of reading and writing. Thus, the emergence of writing, assumes, in preschool, a key role, since it stimulates the child development into the writing skills essential to the learning of written language for reading. Therefore, an intervention project was implemented and it was based on early conceptions demonstrated by a small group of five children, aged between four and five years, through an initial assessment testing attempts at children's writing. After the stimulation of activities that constituted the said intervention project, a final test was performed in order to verify a possible evolution and improvement of the same writing skills through their attempts at writing. This test also aimed at assessing the adaptability of streamlined activities and the quality of the intervention targeting the mentioned purpose.Universidade de Aveiro2015-09-23T08:59:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14702TID:201562596porSantos, Ana Cláudia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:56Zoai:ria.ua.pt:10773/14702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.758577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
title |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
spellingShingle |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita Santos, Ana Cláudia da Silva Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento das crianças Linguagem oral Linguagem escrita Estratégias da aprendizagem Educadores de infância Papel dos professores |
title_short |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
title_full |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
title_fullStr |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
title_sort |
Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita |
author |
Santos, Ana Cláudia da Silva |
author_facet |
Santos, Ana Cláudia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Cláudia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento das crianças Linguagem oral Linguagem escrita Estratégias da aprendizagem Educadores de infância Papel dos professores |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento das crianças Linguagem oral Linguagem escrita Estratégias da aprendizagem Educadores de infância Papel dos professores |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-23T08:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14702 TID:201562596 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14702 |
identifier_str_mv |
TID:201562596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552346644480 |