Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Cláudia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14702
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado.
id RCAP_525b47104f40cfaccb09309a8f42b16a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento das letras e emergência da linguagem escritaEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemDesenvolvimento das criançasLinguagem oralLinguagem escritaEstratégias da aprendizagemEducadores de infânciaPapel dos professoresO presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado.This thesis study aims at understanding how it is that the kindergarten teacher can awaken in children the development of written language. This report addresses the learning and language acquisition through the interaction between the young child and the family at an early stage. At the same time, before the entry into formal schooling, the child begins to form early conceptions about written language expressed in their attempts to mime and draft writing. Currently it is known that the knowledge of the name of the letters, as well as the written guided and invented tasks are crucial for the learning of reading and writing. Thus, the emergence of writing, assumes, in preschool, a key role, since it stimulates the child development into the writing skills essential to the learning of written language for reading. Therefore, an intervention project was implemented and it was based on early conceptions demonstrated by a small group of five children, aged between four and five years, through an initial assessment testing attempts at children's writing. After the stimulation of activities that constituted the said intervention project, a final test was performed in order to verify a possible evolution and improvement of the same writing skills through their attempts at writing. This test also aimed at assessing the adaptability of streamlined activities and the quality of the intervention targeting the mentioned purpose.Universidade de Aveiro2015-09-23T08:59:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14702TID:201562596porSantos, Ana Cláudia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:56Zoai:ria.ua.pt:10773/14702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.758577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
title Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
spellingShingle Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
Santos, Ana Cláudia da Silva
Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Linguagem oral
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Educadores de infância
Papel dos professores
title_short Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
title_full Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
title_fullStr Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
title_full_unstemmed Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
title_sort Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
author Santos, Ana Cláudia da Silva
author_facet Santos, Ana Cláudia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Cláudia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Linguagem oral
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Educadores de infância
Papel dos professores
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Linguagem oral
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Educadores de infância
Papel dos professores
description O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-23T08:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14702
TID:201562596
url http://hdl.handle.net/10773/14702
identifier_str_mv TID:201562596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552346644480