Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga Simão, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paulino, Paula, Ferreira, Paula, Costa-Ramalho, Susana, Francisco, Sofia, Souza, Sidclay B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62677
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender como os jovens reportam a utilização de meios tecnológicos e conhecer a perceção que encarregados de educação e professores têm acerca dessa utilização. Propôs-se ainda perceber se estes monitorizam a utilização que os jovens fazem dos meios tecnológicos e que práticas de sensibilização utilizam. Foram aplicados o Inventário de Incidentes Observados de Cyberbullyinga 269 adolescentes e o Inventário sobre Segurança Online e Cyberbullying a 155 encarregados de educação e 28 professores. Evidenciam-se diferenças significativas entre a utilização reportada pelos alunos e as perceções dos encarregados de educação e professores.
id RCAP_529968d3a6b4c3a1b0d650b498520d8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurançaFamily and school: Perspectives on the use of technology and securityJovensEncarregados de educaçãoProfessoresTecnologiaSegurançaYouthParentsTeachersTechnologySafetyO presente estudo teve como objetivo compreender como os jovens reportam a utilização de meios tecnológicos e conhecer a perceção que encarregados de educação e professores têm acerca dessa utilização. Propôs-se ainda perceber se estes monitorizam a utilização que os jovens fazem dos meios tecnológicos e que práticas de sensibilização utilizam. Foram aplicados o Inventário de Incidentes Observados de Cyberbullyinga 269 adolescentes e o Inventário sobre Segurança Online e Cyberbullying a 155 encarregados de educação e 28 professores. Evidenciam-se diferenças significativas entre a utilização reportada pelos alunos e as perceções dos encarregados de educação e professores.This study aimed to understand how adolescents report the use of technological resources and to know the perception guardians and teachers have about this use. The study proposed to provide an understanding of whether these adults monitor adolescents’ use of technological resources, as well as identify practices of sensitization. The Inventory of Observed Incidents of Cyberbullying was applied to 269 adolescents and the Online Safety and Cyberbullying Inventory to 155 guardians and 28 teachers. Significant differences were found between the reported Internet use by the students and the perceptions of parents and teachers regarding that use.Universidade da CoruñaRepositório da Universidade de LisboaVeiga Simão, AnaPaulino, PaulaFerreira, PaulaCosta-Ramalho, SusanaFrancisco, SofiaSouza, Sidclay B.2024-02-17T15:56:41Z20172024-02-01T13:22:38Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62677porVeiga Simão, A. M., Paulino, P., Ferreira, P. C., Ramalho, S. C., Francisco, S., & de Souza, S. B. (2017). Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 143-148. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505cv-prod-24671910.17979/reipe.2017.0.05.25052386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:55.834237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
Family and school: Perspectives on the use of technology and security
title Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
spellingShingle Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
Veiga Simão, Ana
Jovens
Encarregados de educação
Professores
Tecnologia
Segurança
Youth
Parents
Teachers
Technology
Safety
title_short Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
title_full Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
title_fullStr Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
title_full_unstemmed Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
title_sort Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança
author Veiga Simão, Ana
author_facet Veiga Simão, Ana
Paulino, Paula
Ferreira, Paula
Costa-Ramalho, Susana
Francisco, Sofia
Souza, Sidclay B.
author_role author
author2 Paulino, Paula
Ferreira, Paula
Costa-Ramalho, Susana
Francisco, Sofia
Souza, Sidclay B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga Simão, Ana
Paulino, Paula
Ferreira, Paula
Costa-Ramalho, Susana
Francisco, Sofia
Souza, Sidclay B.
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Encarregados de educação
Professores
Tecnologia
Segurança
Youth
Parents
Teachers
Technology
Safety
topic Jovens
Encarregados de educação
Professores
Tecnologia
Segurança
Youth
Parents
Teachers
Technology
Safety
description O presente estudo teve como objetivo compreender como os jovens reportam a utilização de meios tecnológicos e conhecer a perceção que encarregados de educação e professores têm acerca dessa utilização. Propôs-se ainda perceber se estes monitorizam a utilização que os jovens fazem dos meios tecnológicos e que práticas de sensibilização utilizam. Foram aplicados o Inventário de Incidentes Observados de Cyberbullyinga 269 adolescentes e o Inventário sobre Segurança Online e Cyberbullying a 155 encarregados de educação e 28 professores. Evidenciam-se diferenças significativas entre a utilização reportada pelos alunos e as perceções dos encarregados de educação e professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2024-02-17T15:56:41Z
2024-02-01T13:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62677
url http://hdl.handle.net/10451/62677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga Simão, A. M., Paulino, P., Ferreira, P. C., Ramalho, S. C., Francisco, S., & de Souza, S. B. (2017). Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 5, 143-148. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505
cv-prod-246719
10.17979/reipe.2017.0.05.2505
2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137439789350912