A relação escola-família:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23857 |
Resumo: | O presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança. |
id |
RCAP_410a9676ed4c1d4d45c323d49319bac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação escola-família:um estudo de caso sobre as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º ciclo do ensino básico, educadores e professores do 1º ciclo do ensino básicoEscolaFamíliaRelação escola-famíliaEncarregados de educaçãoEducadoresProfessoresPerceçõesO presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança.Nogueira, ClementinaRepositório ComumLopes, Andreia2018-08-27T14:07:52Z2016-11-252016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23857TID:201551217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:09.446315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação escola-família: um estudo de caso sobre as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º ciclo do ensino básico, educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A relação escola-família: |
spellingShingle |
A relação escola-família: Lopes, Andreia Escola Família Relação escola-família Encarregados de educação Educadores Professores Perceções |
title_short |
A relação escola-família: |
title_full |
A relação escola-família: |
title_fullStr |
A relação escola-família: |
title_full_unstemmed |
A relação escola-família: |
title_sort |
A relação escola-família: |
author |
Lopes, Andreia |
author_facet |
Lopes, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Clementina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Relação escola-família Encarregados de educação Educadores Professores Perceções |
topic |
Escola Família Relação escola-família Encarregados de educação Educadores Professores Perceções |
description |
O presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25 2016-11-25T00:00:00Z 2018-08-27T14:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23857 TID:201551217 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23857 |
identifier_str_mv |
TID:201551217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134915935076352 |