Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2657
Resumo: Num panorama linguístico tão rico e diversificado que abrange milhares de línguas, a Língua Inglesa destaca-se por ter a distinção de ser a lingua franca em diversos domínios da cultura e sociedade, nomeadamente nas artes, economia, comércio e política. Esta realidade reflete-se nas políticas educativas de inúmeros países, incluindo Portugal, onde o Inglês é a Língua Estrangeira mais ensina nos estabelecimentos de ensino. O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco visa a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, e, consoante a vigente universalidade do Inglês e a consequente abundância de documentação técnica escrita nesse idioma, tem privilegiado o ensino da Língua Inglesa nos cursos desenvolvidos. Contudo, os formandos que frequentam este Centro manifestam à partida algum desinteresse e desmotivação na aprendizagem desta língua. Este estudo aferiu as perceções da importância da Língua Inglesa destes formandos, bem como os sentimentos relativos à sua aprendizagem, e confrontou-os com as opiniões que os formadores têm sobre as representações dos seus formandos. Participaram neste estudo 74 formandos do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, distribuídos por oito cursos, e cinco formadores em exercício de funções. Para a recolha de dados, foram utilizados dois inquéritos: um composto por itens de escolha múltipla, perguntas abertas e escalas tipo Likert para os formandos, e um inquérito de resposta aberta para os formadores. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a relevância da Língua Inglesa a nível global, os formandos manifestam um conhecimento escasso acerca da afluência e hegemonia desta língua nas mais diversas áreas. Apesar de os formandos reconhecerem o Inglês como uma das línguas mais faladas a nível mundial e a maioria gostar de aprender Inglês, os seus hábitos de estudo não são consistentes com estas assunções, sobretudo quando estes formandos consideram a língua importante para o seu futuro profissional.
id RCAP_52ada8ed93d7fb6dba79531c25571cd9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo BrancoNum panorama linguístico tão rico e diversificado que abrange milhares de línguas, a Língua Inglesa destaca-se por ter a distinção de ser a lingua franca em diversos domínios da cultura e sociedade, nomeadamente nas artes, economia, comércio e política. Esta realidade reflete-se nas políticas educativas de inúmeros países, incluindo Portugal, onde o Inglês é a Língua Estrangeira mais ensina nos estabelecimentos de ensino. O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco visa a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, e, consoante a vigente universalidade do Inglês e a consequente abundância de documentação técnica escrita nesse idioma, tem privilegiado o ensino da Língua Inglesa nos cursos desenvolvidos. Contudo, os formandos que frequentam este Centro manifestam à partida algum desinteresse e desmotivação na aprendizagem desta língua. Este estudo aferiu as perceções da importância da Língua Inglesa destes formandos, bem como os sentimentos relativos à sua aprendizagem, e confrontou-os com as opiniões que os formadores têm sobre as representações dos seus formandos. Participaram neste estudo 74 formandos do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, distribuídos por oito cursos, e cinco formadores em exercício de funções. Para a recolha de dados, foram utilizados dois inquéritos: um composto por itens de escolha múltipla, perguntas abertas e escalas tipo Likert para os formandos, e um inquérito de resposta aberta para os formadores. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a relevância da Língua Inglesa a nível global, os formandos manifestam um conhecimento escasso acerca da afluência e hegemonia desta língua nas mais diversas áreas. Apesar de os formandos reconhecerem o Inglês como uma das línguas mais faladas a nível mundial e a maioria gostar de aprender Inglês, os seus hábitos de estudo não são consistentes com estas assunções, sobretudo quando estes formandos consideram a língua importante para o seu futuro profissional.In a linguistic scenery so rich and diverse that encompasses thousands of languages, the English language stands out for having the distinction of being the lingua franca in several areas of culture and society, including the arts, economics, commerce and politics. This reality is reflected in the educational policies of many countries, including Portugal, where English is the most taught foreign language in schools. The Centro de Formação Profissional de Castelo Branco aims at the training and qualification of young people and adults for the job market, and, due to the current extent of English and the consequent abundance of technical documents written in such, it has favored the teaching of English in its courses. But those that attend to this facility evince some disinterest and lack of motivation in learning this language. This research work assessed the perceptions that these learners have about the importance of English language, as well as their feelings concerning its learning, and juxtaposed them with the opinions that the teachers have regarding the representations of their learners. In this study there were 74 learner participants from the Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, spread over eight courses, and five teachers. In order to gather the data, we used two surveys: one composed of multiple-choice questions, open-ended questions and Likert scales for learners, and an open-ended question survey for the teachers. The results indicate that, despite recognizing the importance of the English language at a global scale, the learners expressed little knowledge about the affluence and dominance of this language in several areas. Even though the learners recognize English as one of the most spoken languages in the world and most of them like to learn English, their study habits are inconsistent with these assumptions, especially because they consider this language of great important for their professional future.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumAguiar, Ricardo Alexandre Machado2014-11-17T17:34:41Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:16.729288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
title Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
spellingShingle Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
title_short Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
title_full Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
title_fullStr Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
title_full_unstemmed Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
title_sort Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco
author Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
author_facet Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ricardo Alexandre Machado
description Num panorama linguístico tão rico e diversificado que abrange milhares de línguas, a Língua Inglesa destaca-se por ter a distinção de ser a lingua franca em diversos domínios da cultura e sociedade, nomeadamente nas artes, economia, comércio e política. Esta realidade reflete-se nas políticas educativas de inúmeros países, incluindo Portugal, onde o Inglês é a Língua Estrangeira mais ensina nos estabelecimentos de ensino. O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco visa a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, e, consoante a vigente universalidade do Inglês e a consequente abundância de documentação técnica escrita nesse idioma, tem privilegiado o ensino da Língua Inglesa nos cursos desenvolvidos. Contudo, os formandos que frequentam este Centro manifestam à partida algum desinteresse e desmotivação na aprendizagem desta língua. Este estudo aferiu as perceções da importância da Língua Inglesa destes formandos, bem como os sentimentos relativos à sua aprendizagem, e confrontou-os com as opiniões que os formadores têm sobre as representações dos seus formandos. Participaram neste estudo 74 formandos do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, distribuídos por oito cursos, e cinco formadores em exercício de funções. Para a recolha de dados, foram utilizados dois inquéritos: um composto por itens de escolha múltipla, perguntas abertas e escalas tipo Likert para os formandos, e um inquérito de resposta aberta para os formadores. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a relevância da Língua Inglesa a nível global, os formandos manifestam um conhecimento escasso acerca da afluência e hegemonia desta língua nas mais diversas áreas. Apesar de os formandos reconhecerem o Inglês como uma das línguas mais faladas a nível mundial e a maioria gostar de aprender Inglês, os seus hábitos de estudo não são consistentes com estas assunções, sobretudo quando estes formandos consideram a língua importante para o seu futuro profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-17T17:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2657
url http://hdl.handle.net/10400.6/2657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340171816960