O animador sociocultural em contexto escolar: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4537 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo fundamental dar a conhecer o papel do animador sociocultural em contexto escolar, mais concretamente o trabalho desenvolvido no âmbito dos alunos com Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), na Escola Nadir Afonso, em Chaves. Qualquer prática acarreta consigo formas, técnicas e conceções inerentes à região e ao local onde se desenvolve o papel de animador. A sua identidade, enquanto animador, é determinada por uma série de estigmas antropológicos marcantes na sociedade portuguesa e em particular nos alunos. Estes alunos, integrados numa turma de 6º Ano – PIEF apresentam um historial escolar com várias retenções e pretensões de abandono escolar, associado habitualmente a uma família disfuncional. A multiculturalidade, os estigmas familiares, os apoios sociais, os media e a idades, entre outras, faz com que os alunos transportem consigo um património sociocultural difícil de encontrar noutras formações de turmas consideradas comuns. Uma das estratégias de intervenção sempre presente, como animador educativo, é prevenir o abandono escolar, acompanhando os alunos nas diferentes tarefas e atividades, promovendo constantemente a sua autoestima e valorização enquanto aluno, pessoa e cidadão, inserido numa sociedade muito exigente e heterogenia a nível social, económico e cultural. Consideraremos uma breve apresentação e discussão dos procedimentos e pressupostos teóricos e metodológicos que nortearam o trabalho desenvolvido. Fazemos a caracterização da turma nas diferentes vertentes (social, económico e familiar) para melhor compreender e por em prática a nossa atuação enquanto animadores que somos. Para colmatar os problemas diagnosticados colocámos em prática uma série de atividades que julgamos enriquecedoras, formativas, lúdicas e adequadas às características muito particulares destes alunos por forma a contribuir para o seu sucesso escolar e sobretudo colmatar o possível abandono. |
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O animador sociocultural em contexto escolar: estudo de casoAnimadores socioculturaisEscolasA presente dissertação tem como objetivo fundamental dar a conhecer o papel do animador sociocultural em contexto escolar, mais concretamente o trabalho desenvolvido no âmbito dos alunos com Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), na Escola Nadir Afonso, em Chaves. Qualquer prática acarreta consigo formas, técnicas e conceções inerentes à região e ao local onde se desenvolve o papel de animador. A sua identidade, enquanto animador, é determinada por uma série de estigmas antropológicos marcantes na sociedade portuguesa e em particular nos alunos. Estes alunos, integrados numa turma de 6º Ano – PIEF apresentam um historial escolar com várias retenções e pretensões de abandono escolar, associado habitualmente a uma família disfuncional. A multiculturalidade, os estigmas familiares, os apoios sociais, os media e a idades, entre outras, faz com que os alunos transportem consigo um património sociocultural difícil de encontrar noutras formações de turmas consideradas comuns. Uma das estratégias de intervenção sempre presente, como animador educativo, é prevenir o abandono escolar, acompanhando os alunos nas diferentes tarefas e atividades, promovendo constantemente a sua autoestima e valorização enquanto aluno, pessoa e cidadão, inserido numa sociedade muito exigente e heterogenia a nível social, económico e cultural. Consideraremos uma breve apresentação e discussão dos procedimentos e pressupostos teóricos e metodológicos que nortearam o trabalho desenvolvido. Fazemos a caracterização da turma nas diferentes vertentes (social, económico e familiar) para melhor compreender e por em prática a nossa atuação enquanto animadores que somos. Para colmatar os problemas diagnosticados colocámos em prática uma série de atividades que julgamos enriquecedoras, formativas, lúdicas e adequadas às características muito particulares destes alunos por forma a contribuir para o seu sucesso escolar e sobretudo colmatar o possível abandono.This dissertation’s goal is to explain the role of the sociocultural animator in the school environment, more specifically, the work developed with the students of the Integrated Program Integration of Education and Formation (PIEF) toking place at Nadir Afonso School, Chaves. Each activity requires different concepts, techniques and strategies inherent to the place where it is being developed. The identity of the sociocultural animator is determined by several characterizing anthropological stigmas of the Portuguese society and in particular those of the students. The students that are part of the PIEF class have a school history of several academic failures and intent of abandoning schooling, usually associated with dysfunctional family backgrounds. The ethnic diversity, the socioeconomically supports, the media and their ages, are part of these student's sociocultural heritage that is less normal than that of regular classes. One of the intervention strategies to prevent the school abandoning is to accompany the students in their different activities and tasks, while promoting their self-esteem and self-worth as a student, as a person and as a citizen belonging to a highly demanding and heterogeneous society in all its social, cultural and economical levels. We shall consider a short presentation and discussion of the procedures and theoretical and methodological assumptions that guided our work. We shall characterize the class in its different aspects (family, social and economical and) to better understand and to implement our actions while animators. To solve the problems diagnosed, we executed several activities that are enriching, educational, ludic and suitable to the specific characteristics of these students, in order to contribute to their academic success and above all to prevent school abandoning.2015-05-04T14:38:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4537pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria José Gonçalvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:05.010664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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