O animador sociocultural em contexto escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria José Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4537
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo fundamental dar a conhecer o papel do animador sociocultural em contexto escolar, mais concretamente o trabalho desenvolvido no âmbito dos alunos com Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), na Escola Nadir Afonso, em Chaves. Qualquer prática acarreta consigo formas, técnicas e conceções inerentes à região e ao local onde se desenvolve o papel de animador. A sua identidade, enquanto animador, é determinada por uma série de estigmas antropológicos marcantes na sociedade portuguesa e em particular nos alunos. Estes alunos, integrados numa turma de 6º Ano – PIEF apresentam um historial escolar com várias retenções e pretensões de abandono escolar, associado habitualmente a uma família disfuncional. A multiculturalidade, os estigmas familiares, os apoios sociais, os media e a idades, entre outras, faz com que os alunos transportem consigo um património sociocultural difícil de encontrar noutras formações de turmas consideradas comuns. Uma das estratégias de intervenção sempre presente, como animador educativo, é prevenir o abandono escolar, acompanhando os alunos nas diferentes tarefas e atividades, promovendo constantemente a sua autoestima e valorização enquanto aluno, pessoa e cidadão, inserido numa sociedade muito exigente e heterogenia a nível social, económico e cultural. Consideraremos uma breve apresentação e discussão dos procedimentos e pressupostos teóricos e metodológicos que nortearam o trabalho desenvolvido. Fazemos a caracterização da turma nas diferentes vertentes (social, económico e familiar) para melhor compreender e por em prática a nossa atuação enquanto animadores que somos. Para colmatar os problemas diagnosticados colocámos em prática uma série de atividades que julgamos enriquecedoras, formativas, lúdicas e adequadas às características muito particulares destes alunos por forma a contribuir para o seu sucesso escolar e sobretudo colmatar o possível abandono.
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