A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Golegã, Inês Buiza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19291
Resumo: O projeto aqui apresentado pretende averiguar quais os contributos que a memorização pode ter quando utilizada como ferramenta pedagógica para a superação de dificuldades técnicas na flauta transversal. De facto, a temática da memorização é imensamente abordada e explorada na diversa literatura destinada à execução instrumental. Contudo, a grande maioria dos artigos tem como principal objetivo a otimização da memória na performance instrumental em público. Neste contexto, a memorização surge associada ao benefício do instrumentista se desprender da partitura na procura de uma identidade musical e de uma maior liberdade na performance. Porém, a redação deste projeto visa aprofundar o tema da memorização não pela via do “momento de performance”, mas pela integração da memória no estudo contínuo e diário do aluno para superação das dificuldades técnicas. Busca ainda descobrir que papel pode a memorização de diferentes passagens técnicas ter na motivação do aluno. Neste documento são também apresentados o relatório de estágio e as planificações de aulas elaboradas no âmbito da disciplina “Prática do Ensino Supervisionada”, integrada no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O estágio foi realizado no Conservatório de Música do Porto (CMP) sendo composto por aulas individuais de Flauta Transversal e por aulas de classe de conjunto, nomeadamente o Grupo de Música Contemporânea do CMP. Com o intuito de avaliar os contributos da memorização para a evolução técnica instrumental, foi elaborado um questionário em formato digital destinado a estudantes e professores de flauta. Foram também realizadas, como complemento académico e científico, duas entrevistas semiestruturadas a docentes de escolas nacionais, com vista a perceber de que forma a memorização se articula com a prática pedagógica.
id RCAP_f692c978de08582a151ed5849928ebbc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individualMemorizaçãoEnsinoTécnicoFlautaCriatividadeMemorizationLearningTechnicalFluteCriativityO projeto aqui apresentado pretende averiguar quais os contributos que a memorização pode ter quando utilizada como ferramenta pedagógica para a superação de dificuldades técnicas na flauta transversal. De facto, a temática da memorização é imensamente abordada e explorada na diversa literatura destinada à execução instrumental. Contudo, a grande maioria dos artigos tem como principal objetivo a otimização da memória na performance instrumental em público. Neste contexto, a memorização surge associada ao benefício do instrumentista se desprender da partitura na procura de uma identidade musical e de uma maior liberdade na performance. Porém, a redação deste projeto visa aprofundar o tema da memorização não pela via do “momento de performance”, mas pela integração da memória no estudo contínuo e diário do aluno para superação das dificuldades técnicas. Busca ainda descobrir que papel pode a memorização de diferentes passagens técnicas ter na motivação do aluno. Neste documento são também apresentados o relatório de estágio e as planificações de aulas elaboradas no âmbito da disciplina “Prática do Ensino Supervisionada”, integrada no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O estágio foi realizado no Conservatório de Música do Porto (CMP) sendo composto por aulas individuais de Flauta Transversal e por aulas de classe de conjunto, nomeadamente o Grupo de Música Contemporânea do CMP. Com o intuito de avaliar os contributos da memorização para a evolução técnica instrumental, foi elaborado um questionário em formato digital destinado a estudantes e professores de flauta. Foram também realizadas, como complemento académico e científico, duas entrevistas semiestruturadas a docentes de escolas nacionais, com vista a perceber de que forma a memorização se articula com a prática pedagógica.This project intends to investigate the contributions of memorization as a pedagogical tool to overcome technical difficulties in the flute studying. The topic of memorization is abundantly addressed and explored in the diverse literature dedicated to instrumental performance. However, the vast majority of articles have as their main objective the optimization of memory during instrumental performance in front of an audience. In this context, is considered how memorization can help the player detaching from the score in the quest of a musical identity and greater freedom in performance. Differently, this project aims to bring new insights about the role of memorization during the student’s daily practice in their continuous effort to overcome technical difficulties. It also seeks to discover what role can the memorization of different technical passages have in the student’s motivation. This document presents the internship report and the lesson plans elaborated within the scope of the discipline “Prática de Ensino Supervisionada”, integrated in the syllabus for the second year of the Master in Music Education at the “Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo”. The internship was held at the “Conservatório de Música do Porto”(CMP) and consisted of individual Transversal Flute classes and group classes, namely the Contemporary Music Group of CMP. In order to approach the contributions of memorization on the technical instrumental evolution, a digital survey was built, delivered and addressed to flute students and teachers. As an academic and scientific complement, two semi-structured interviews were carried out addressing teachers from national schools, in order to understand how memorization can be articulated with pedagogical practice.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaPereira, MarcoMarinho, FernandoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGolegã, Inês Buiza2022-01-04T15:12:32Z2021-12-152021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19291TID:202836053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:22.582142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
title A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
spellingShingle A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
Golegã, Inês Buiza
Memorização
Ensino
Técnico
Flauta
Criatividade
Memorization
Learning
Technical
Flute
Criativity
title_short A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
title_full A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
title_fullStr A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
title_full_unstemmed A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
title_sort A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individual
author Golegã, Inês Buiza
author_facet Golegã, Inês Buiza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
Pereira, Marco
Marinho, Fernando
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Golegã, Inês Buiza
dc.subject.por.fl_str_mv Memorização
Ensino
Técnico
Flauta
Criatividade
Memorization
Learning
Technical
Flute
Criativity
topic Memorização
Ensino
Técnico
Flauta
Criatividade
Memorization
Learning
Technical
Flute
Criativity
description O projeto aqui apresentado pretende averiguar quais os contributos que a memorização pode ter quando utilizada como ferramenta pedagógica para a superação de dificuldades técnicas na flauta transversal. De facto, a temática da memorização é imensamente abordada e explorada na diversa literatura destinada à execução instrumental. Contudo, a grande maioria dos artigos tem como principal objetivo a otimização da memória na performance instrumental em público. Neste contexto, a memorização surge associada ao benefício do instrumentista se desprender da partitura na procura de uma identidade musical e de uma maior liberdade na performance. Porém, a redação deste projeto visa aprofundar o tema da memorização não pela via do “momento de performance”, mas pela integração da memória no estudo contínuo e diário do aluno para superação das dificuldades técnicas. Busca ainda descobrir que papel pode a memorização de diferentes passagens técnicas ter na motivação do aluno. Neste documento são também apresentados o relatório de estágio e as planificações de aulas elaboradas no âmbito da disciplina “Prática do Ensino Supervisionada”, integrada no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O estágio foi realizado no Conservatório de Música do Porto (CMP) sendo composto por aulas individuais de Flauta Transversal e por aulas de classe de conjunto, nomeadamente o Grupo de Música Contemporânea do CMP. Com o intuito de avaliar os contributos da memorização para a evolução técnica instrumental, foi elaborado um questionário em formato digital destinado a estudantes e professores de flauta. Foram também realizadas, como complemento académico e científico, duas entrevistas semiestruturadas a docentes de escolas nacionais, com vista a perceber de que forma a memorização se articula com a prática pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2021-12-15T00:00:00Z
2022-01-04T15:12:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19291
TID:202836053
url http://hdl.handle.net/10400.22/19291
identifier_str_mv TID:202836053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131481870696448