Prática de ensino supervisionada e estudo de caso sobre a inclusão de crianças com perturbações do espetro do autismo em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Rita Carpinteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4913
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Neste sentido constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens fundamentais do desempenho docente decorrentes dos estágios realizados nos dois níveis de escolaridade referidos em instituições públicas do concelho de Viseu. O trabalho de investigação, de natureza qualitativa, também constante deste relatório foi realizado numa sala regular de um jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O paradigma inclusivo começa a surgir nas últimas décadas do século XX e em Portugal a Constituição da República de 1976 garante a todos os cidadãos o direito e a igualdade de oportunidades de ensino. No mesmo sentido, atualmente, a educação inclusiva portuguesa é assegurada pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro. Neste paradigma pretendemos verificar através da realização de um estudo de caso, se a inclusão destas crianças, mais concretamente de uma criança com Perturbações do Espetro do Autismo, ocorre efetivamente na sala regular de jardim de infância. Para tal foram traçados objetivos e utilizados vários instrumentos de recolha de dados, como as entrevistas semiestruturadas, o teste sociométrico, as observações participantes e a análise documental. Através da análise dos resultados obtidos verificámos que os mesmos indicam que a criança está efetivamente incluída e que isto lhe permitiu desenvolver competências seriamente comprometidas na patologia de autismo.
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