Prática de ensino supervisionada e estudo de caso sobre a inclusão de crianças com perturbações do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4913 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Neste sentido constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens fundamentais do desempenho docente decorrentes dos estágios realizados nos dois níveis de escolaridade referidos em instituições públicas do concelho de Viseu. O trabalho de investigação, de natureza qualitativa, também constante deste relatório foi realizado numa sala regular de um jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O paradigma inclusivo começa a surgir nas últimas décadas do século XX e em Portugal a Constituição da República de 1976 garante a todos os cidadãos o direito e a igualdade de oportunidades de ensino. No mesmo sentido, atualmente, a educação inclusiva portuguesa é assegurada pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro. Neste paradigma pretendemos verificar através da realização de um estudo de caso, se a inclusão destas crianças, mais concretamente de uma criança com Perturbações do Espetro do Autismo, ocorre efetivamente na sala regular de jardim de infância. Para tal foram traçados objetivos e utilizados vários instrumentos de recolha de dados, como as entrevistas semiestruturadas, o teste sociométrico, as observações participantes e a análise documental. Através da análise dos resultados obtidos verificámos que os mesmos indicam que a criança está efetivamente incluída e que isto lhe permitiu desenvolver competências seriamente comprometidas na patologia de autismo. |
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Prática de ensino supervisionada e estudo de caso sobre a inclusão de crianças com perturbações do espetro do autismo em contexto de jardim de infânciaInclusãoEducação Pré-EscolarNecessidades Educativas EspeciaisPerturbações do Espetro do AutismoEstratégiasInclusionPre-School EducationSpecial Educational NeedsAutism Spectrum DisordersStrategiesO presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Neste sentido constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens fundamentais do desempenho docente decorrentes dos estágios realizados nos dois níveis de escolaridade referidos em instituições públicas do concelho de Viseu. O trabalho de investigação, de natureza qualitativa, também constante deste relatório foi realizado numa sala regular de um jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O paradigma inclusivo começa a surgir nas últimas décadas do século XX e em Portugal a Constituição da República de 1976 garante a todos os cidadãos o direito e a igualdade de oportunidades de ensino. No mesmo sentido, atualmente, a educação inclusiva portuguesa é assegurada pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro. Neste paradigma pretendemos verificar através da realização de um estudo de caso, se a inclusão destas crianças, mais concretamente de uma criança com Perturbações do Espetro do Autismo, ocorre efetivamente na sala regular de jardim de infância. Para tal foram traçados objetivos e utilizados vários instrumentos de recolha de dados, como as entrevistas semiestruturadas, o teste sociométrico, as observações participantes e a análise documental. Através da análise dos resultados obtidos verificámos que os mesmos indicam que a criança está efetivamente incluída e que isto lhe permitiu desenvolver competências seriamente comprometidas na patologia de autismo.This Final Internship Report is the culmination of the entire training process in the 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. In this sense, it constitutes a critical-reflexive assessment about the fundamental apprenticeship of the teaching performance resulting from the internships at two levels of education referred to in public institutions of the municipality of Viseu. The research, qualitative in nature, also included in this report was carried out in a regular kindergarten room with children aged between 3 and 6 years. The inclusive paradigm begins to emerge in the last decades of the twentieth century and in Portugal the Constitution of the Republic of 1976 guarantees all citizens the right and equal educational opportunities. In the same sense, currently, Portuguese inclusive education is ensured by the Portuguese Decree-Law no. 3/2008. In this paradigm we intend to verify through a case study, if the inclusion of these children, more concretely of a child with Autism Spectrum Disorders, occurs effectively in the regular kindergarten room. For this purpose, several data collection instruments, such as semi-structured interviews, the sociometric test, the participant observations and the documental analysis were designed and used. Through the analysis of the obtained results we verified that they indicate that the child is effectively included and this allowed him to develop skills seriously compromised in the pathology of autism.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAbreu, Ana Rita Carpinteiro2018-05-07T09:01:34Z2017-10-292017-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4913TID:201911167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:25.988064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório Final de Estágio é o culminar de todo o processo de formação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Neste sentido constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens fundamentais do desempenho docente decorrentes dos estágios realizados nos dois níveis de escolaridade referidos em instituições públicas do concelho de Viseu. O trabalho de investigação, de natureza qualitativa, também constante deste relatório foi realizado numa sala regular de um jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O paradigma inclusivo começa a surgir nas últimas décadas do século XX e em Portugal a Constituição da República de 1976 garante a todos os cidadãos o direito e a igualdade de oportunidades de ensino. No mesmo sentido, atualmente, a educação inclusiva portuguesa é assegurada pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro. Neste paradigma pretendemos verificar através da realização de um estudo de caso, se a inclusão destas crianças, mais concretamente de uma criança com Perturbações do Espetro do Autismo, ocorre efetivamente na sala regular de jardim de infância. Para tal foram traçados objetivos e utilizados vários instrumentos de recolha de dados, como as entrevistas semiestruturadas, o teste sociométrico, as observações participantes e a análise documental. Através da análise dos resultados obtidos verificámos que os mesmos indicam que a criança está efetivamente incluída e que isto lhe permitiu desenvolver competências seriamente comprometidas na patologia de autismo. |
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