Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8218
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
id RCAP_32f5e765fa18f46a3f1faa91eeba329d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividadesInclusãoEscola inclusivaNecessidades educativas especiaisPerturbações do espetro do autismoEnvolvimento.InclusionInclusive schoolSpecial educational needsAutism spectrum disordersInvolvementProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e MultideficiênciaEste estudo, assente na metodologia da investigação ação, decorre no contexto de uma sala de jardim-de-infância, na qual está integrada uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). As limitações à participação da criança nas atividades bem como as dificuldades da educadora em encontrar estratégias promotoras desse envolvimento levavam a um isolamento da criança, que não participava como o esperado nas atividades e rotinas da aula. Após a caracterização da criança e do meio em que se encontra, identificaram-se as necessidades, quer do aluno quer do adulto que o acompanhava. Com o objetivo promover a inclusão desta criança na sala de jardim-de-infância, identificaram-se estratégias com vista a facilitar a sua inclusão e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados permitiram a realização de registos reflexivos que tornaram, possível a adequação das estratégias utilizadas, tendo sido, deste modo, ajustada a intervenção às especificidades da criança. Conseguiu-se, desta forma, um maior envolvimento da criança nas atividades e rotinas diárias, verificando-se uma maior adaptação ao ambiente educativo, com implicações ao nível social e pessoal.ABSTRAT This study, based on the methodology of action research, takes place in the context of a kindergarten room, in which a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) is integrated. The limitations to the child's participation in the activities, as well as the difficulties of the educator in finding strategies that promoted this involvement led to an isolation of the child, which did not participate as expected in the activities and routines of the class. After the characterization of the child and the environment in which it is found, the needs were identified both for the student and for the adult who accompanied him. With the aim of promoting the inclusion of this child in the kindergarten room, strategies were identified to facilitate their inclusion and, consequently, their development. The instruments used in the data collection allowed the realization of reflexive records that made possible the adequacy of the strategies used, thus adjusting the intervention to the specificities of the child. This way, a greater involvement of the child in daily activities and routines was achieved, with greater adaptation to the educational environment, with social and personal implications.Silva, Francisco Vaz daRCIPLCunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo2018-03-09T09:50:23Z2017-06-012017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8218TID:201852977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:01.112717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
title Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
spellingShingle Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
Inclusão
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Perturbações do espetro do autismo
Envolvimento.
Inclusion
Inclusive school
Special educational needs
Autism spectrum disorders
Involvement
title_short Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
title_full Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
title_fullStr Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
title_full_unstemmed Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
title_sort Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
author Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
author_facet Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Perturbações do espetro do autismo
Envolvimento.
Inclusion
Inclusive school
Special educational needs
Autism spectrum disorders
Involvement
topic Inclusão
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Perturbações do espetro do autismo
Envolvimento.
Inclusion
Inclusive school
Special educational needs
Autism spectrum disorders
Involvement
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
2017-06-01T00:00:00Z
2018-03-09T09:50:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8218
TID:201852977
url http://hdl.handle.net/10400.21/8218
identifier_str_mv TID:201852977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431625416704