Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8218 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência |
id |
RCAP_32f5e765fa18f46a3f1faa91eeba329d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividadesInclusãoEscola inclusivaNecessidades educativas especiaisPerturbações do espetro do autismoEnvolvimento.InclusionInclusive schoolSpecial educational needsAutism spectrum disordersInvolvementProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e MultideficiênciaEste estudo, assente na metodologia da investigação ação, decorre no contexto de uma sala de jardim-de-infância, na qual está integrada uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). As limitações à participação da criança nas atividades bem como as dificuldades da educadora em encontrar estratégias promotoras desse envolvimento levavam a um isolamento da criança, que não participava como o esperado nas atividades e rotinas da aula. Após a caracterização da criança e do meio em que se encontra, identificaram-se as necessidades, quer do aluno quer do adulto que o acompanhava. Com o objetivo promover a inclusão desta criança na sala de jardim-de-infância, identificaram-se estratégias com vista a facilitar a sua inclusão e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados permitiram a realização de registos reflexivos que tornaram, possível a adequação das estratégias utilizadas, tendo sido, deste modo, ajustada a intervenção às especificidades da criança. Conseguiu-se, desta forma, um maior envolvimento da criança nas atividades e rotinas diárias, verificando-se uma maior adaptação ao ambiente educativo, com implicações ao nível social e pessoal.ABSTRAT This study, based on the methodology of action research, takes place in the context of a kindergarten room, in which a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) is integrated. The limitations to the child's participation in the activities, as well as the difficulties of the educator in finding strategies that promoted this involvement led to an isolation of the child, which did not participate as expected in the activities and routines of the class. After the characterization of the child and the environment in which it is found, the needs were identified both for the student and for the adult who accompanied him. With the aim of promoting the inclusion of this child in the kindergarten room, strategies were identified to facilitate their inclusion and, consequently, their development. The instruments used in the data collection allowed the realization of reflexive records that made possible the adequacy of the strategies used, thus adjusting the intervention to the specificities of the child. This way, a greater involvement of the child in daily activities and routines was achieved, with greater adaptation to the educational environment, with social and personal implications.Silva, Francisco Vaz daRCIPLCunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo2018-03-09T09:50:23Z2017-06-012017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8218TID:201852977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:01.112717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
title |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
spellingShingle |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo Inclusão Escola inclusiva Necessidades educativas especiais Perturbações do espetro do autismo Envolvimento. Inclusion Inclusive school Special educational needs Autism spectrum disorders Involvement |
title_short |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
title_full |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
title_fullStr |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
title_full_unstemmed |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
title_sort |
Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo: planificação e implementação de atividades |
author |
Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo |
author_facet |
Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vaz da RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Patrícia Alexandra Maria Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escola inclusiva Necessidades educativas especiais Perturbações do espetro do autismo Envolvimento. Inclusion Inclusive school Special educational needs Autism spectrum disorders Involvement |
topic |
Inclusão Escola inclusiva Necessidades educativas especiais Perturbações do espetro do autismo Envolvimento. Inclusion Inclusive school Special educational needs Autism spectrum disorders Involvement |
description |
Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 2017-06-01T00:00:00Z 2018-03-09T09:50:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8218 TID:201852977 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8218 |
identifier_str_mv |
TID:201852977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133431625416704 |