Plano estratégico de marketing digital para o blogue Bookish Girl Around The World

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carla Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19539
Resumo: Solo travel é um nicho de mercado turístico que se tem vindo a tornar uma tendência e com um crescente número de praticantes. Os blogues são considerados uma das ferramentas mais importantes de inbound marketing para influenciar na escolha de um tipo de turismo a praticar. Assim, esta dissertação teve como principal objetivo a apresentação de um plano estratégico de marketing digital para um blogue de viagens focado no nicho de mercado solo travel feminino. De modo a atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória nas temáticas do marketing, blogues de viagem e solo travel, conceitos estes fundamentais para a contextualização deste projeto. O plano estratégico de marketing digital foi desenvolvido com base na estrutura sugerida por Westwood (2016) e a adaptação do mesmo à componente digital foi efetuada baseando-se no plano de Alford e Page (2015). Assim, o plano estratégico de marketing digital apresentado foi dividido em 2 secções: a auditoria e a estratégia. Dentro da fase da auditoria, analisaram-se os fatores da macroenvolvente e microenvolvente, desde o mercado até ao consumidor e à concorrência direta. Relativamente à estratégia de marketing, definiram-se os objetivos, a segmentação e targeting, o posicionamento e as políticas de produto, preço, distribuição e comunicação. Na auditoria concluiu-se que ao contrário dos blogues de solo travel masculinos, os direcionados para o público feminino são escassos, existindo apenas três focados neste nicho. Quanto à estratégia a seguir, definiu-se que para o blogue se poder diferenciar deverá focar-se nos constrangimentos que as mulheres enfrentam durante uma viagem e como ultrapassá-los.
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