Plano estratégico de marketing digital para o blogue Bookish Girl Around The World
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19539 |
Resumo: | Solo travel é um nicho de mercado turístico que se tem vindo a tornar uma tendência e com um crescente número de praticantes. Os blogues são considerados uma das ferramentas mais importantes de inbound marketing para influenciar na escolha de um tipo de turismo a praticar. Assim, esta dissertação teve como principal objetivo a apresentação de um plano estratégico de marketing digital para um blogue de viagens focado no nicho de mercado solo travel feminino. De modo a atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória nas temáticas do marketing, blogues de viagem e solo travel, conceitos estes fundamentais para a contextualização deste projeto. O plano estratégico de marketing digital foi desenvolvido com base na estrutura sugerida por Westwood (2016) e a adaptação do mesmo à componente digital foi efetuada baseando-se no plano de Alford e Page (2015). Assim, o plano estratégico de marketing digital apresentado foi dividido em 2 secções: a auditoria e a estratégia. Dentro da fase da auditoria, analisaram-se os fatores da macroenvolvente e microenvolvente, desde o mercado até ao consumidor e à concorrência direta. Relativamente à estratégia de marketing, definiram-se os objetivos, a segmentação e targeting, o posicionamento e as políticas de produto, preço, distribuição e comunicação. Na auditoria concluiu-se que ao contrário dos blogues de solo travel masculinos, os direcionados para o público feminino são escassos, existindo apenas três focados neste nicho. Quanto à estratégia a seguir, definiu-se que para o blogue se poder diferenciar deverá focar-se nos constrangimentos que as mulheres enfrentam durante uma viagem e como ultrapassá-los. |
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Plano estratégico de marketing digital para o blogue Bookish Girl Around The WorldMarketing digitalPlano estratégicoBlogues de viagemSolo travelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisSolo travel é um nicho de mercado turístico que se tem vindo a tornar uma tendência e com um crescente número de praticantes. Os blogues são considerados uma das ferramentas mais importantes de inbound marketing para influenciar na escolha de um tipo de turismo a praticar. Assim, esta dissertação teve como principal objetivo a apresentação de um plano estratégico de marketing digital para um blogue de viagens focado no nicho de mercado solo travel feminino. De modo a atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória nas temáticas do marketing, blogues de viagem e solo travel, conceitos estes fundamentais para a contextualização deste projeto. O plano estratégico de marketing digital foi desenvolvido com base na estrutura sugerida por Westwood (2016) e a adaptação do mesmo à componente digital foi efetuada baseando-se no plano de Alford e Page (2015). Assim, o plano estratégico de marketing digital apresentado foi dividido em 2 secções: a auditoria e a estratégia. Dentro da fase da auditoria, analisaram-se os fatores da macroenvolvente e microenvolvente, desde o mercado até ao consumidor e à concorrência direta. Relativamente à estratégia de marketing, definiram-se os objetivos, a segmentação e targeting, o posicionamento e as políticas de produto, preço, distribuição e comunicação. Na auditoria concluiu-se que ao contrário dos blogues de solo travel masculinos, os direcionados para o público feminino são escassos, existindo apenas três focados neste nicho. Quanto à estratégia a seguir, definiu-se que para o blogue se poder diferenciar deverá focar-se nos constrangimentos que as mulheres enfrentam durante uma viagem e como ultrapassá-los.Solo travel is a niche tourism that has become a trend with a continuous growing number of tourists. Blogs are considered one of the most important inbound marketing tools that can influence a tourist toward a type of tourism. Thus, this dissertation had as main objective the presentation of a strategic digital marketing plan for a travel blog focused on the female solo travel. To achieve this objective, exploratory qualitative research was carried out on the themes of marketing, travel blogs and solo travel, concepts that are fundamental for the contextualization of this project. The marketing plan will be developed based on the structure suggested by Westwood (2016), being adapted with the digital tools proposed by Alford and Page (2015). The digital strategic marketing plan presented is divided in 2 segments: situation analysis and marketing strategy. On the situation analysis, a complete analysis of the market, including internal and external variables, the consumers, and the competitors. Secondly, in the marketing strategy segment it is defined the objectives and strategies, outlining the segmentation, targeting, and positioning finishing with the 4 Ps: product, price, distribution, and communication. In the audit, it was concluded that unlike male solo travel blogs, those for the female audience are scarce, with only three focused on this niche. As for the strategy, it was defined that for the blog to success it would have to positioned focusing on the constraints that women face during a trip and how to overcome them.Santos, Margarida C.Machado, CarlaSapientiaMagalhães, Carla Filipa Rodrigues2023-05-10T09:44:27Z2022-11-042022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19539TID:203196309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:09.564063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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