Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Stéphanie de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85537
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_ec31178739a64c843f0b94429f2a55b6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAPSocioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAPCentro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)Famílias MultidesafiadasEducação ParentalParentalidade PositivaCompetências Sociais e EmocionaisCenter for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)Multi-challenged FamiliesParental EducationPositive ParentingSocial and Emotional CompetencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAs famílias multidesafiadas enfrentam, ao longo do seu percurso de vida, múltiplos desafios, bem como condições de considerável desfavorecimento que, consequentemente, dificultam a sua adaptação e desenvolvimento positivo. Os múltiplos riscos a que estão expostas podem converter-se em perigos para as crianças e jovens, resultando na sua sinalização ao sistema de promoção e proteção.O presente relatório, intitulado “Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP”, dá conta das atividades desenvolvidas, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar de Coimbra.No CAFAP foram acompanhadas famílias multidesafiadas com crianças e jovens em situação de risco psicossocial. Neste contexto, as atividades de estágio consistiram, essencialmente, na promoção de competências sociais e emocionais e de resolução de problemas de crianças e adolescentes, bem como na promoção de competências parentais, através do desenvolvimento de ações de treino de competências.Ao longo do presente relatório destacamos a importância do papel colaborativo do profissional, assim como a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar práticas parentais ineficazes, contribuindo para o exercício de uma parentalidade cada vez mais positiva, a fim de se promover o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo das que se encontram em situações risco psicossocial.Multi-challenged families face, throughout their lives, multiple challenges and conditions of significant disadvantage, which constrain their adaptation and positive development. The multiples risks to which they are exposed may convert into dangers to children and adolescents and lead to their referral to the child protection system.This report, entitled “Socioeducative intervention with Chlidren, Youth and Families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP”, refers to the activities developed within the scope of the curricular internship, to obtain the Master’s degree in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) of Associação Integrar in Coimbra.At the CAFAP we followed multi-challenged families with children and adolescentes in situations of psychosocial risk. In this context, the internship activities consisted mainly in the promotion of social and emotional skills and problem solving competences with children and adolescentes. Besides that, with the parents, we intended to promote parental skills, through the development of parental skills training programs.Throughout this report, we highlight the importance of the professional's collaborative role as well as the importance of intervention in Parental Education as a good contribution to change negative parenting educational practices, in order to contribute to a positive parenting and to the full development of children, especially those in situations of psychosocial risk.2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85537http://hdl.handle.net/10316/85537TID:202195724porAmorim, Stéphanie deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-08-31T10:54:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:50.214872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
Socioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP
title Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
spellingShingle Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
Amorim, Stéphanie de
Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)
Famílias Multidesafiadas
Educação Parental
Parentalidade Positiva
Competências Sociais e Emocionais
Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)
Multi-challenged Families
Parental Education
Positive Parenting
Social and Emotional Competences
title_short Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
title_full Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
title_fullStr Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
title_full_unstemmed Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
title_sort Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
author Amorim, Stéphanie de
author_facet Amorim, Stéphanie de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Stéphanie de
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)
Famílias Multidesafiadas
Educação Parental
Parentalidade Positiva
Competências Sociais e Emocionais
Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)
Multi-challenged Families
Parental Education
Positive Parenting
Social and Emotional Competences
topic Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)
Famílias Multidesafiadas
Educação Parental
Parentalidade Positiva
Competências Sociais e Emocionais
Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)
Multi-challenged Families
Parental Education
Positive Parenting
Social and Emotional Competences
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85537
http://hdl.handle.net/10316/85537
TID:202195724
url http://hdl.handle.net/10316/85537
identifier_str_mv TID:202195724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960385593344