Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96468 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_53437e1cd69de647a28b4be4f476c829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAPChildren, Youth and Families at Psychosocial Risk - Social Educator intervention in a CAFAPFamílias MultidesafiadasParentalidade PositivaEducação ParentalCompetências Sociais e EmocionaisCrianças e Jovens em riscoMultichallenged FamiliesPositive ParentingParental EducationSocial and Emotional CompetencesChildren and Youth at riskRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende dar conta das atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar, no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este documento está organizado em três grandes partes: a primeira parte, parte I, diz respeito ao enquadramento teórico; a segunda parte, Parte II, integra o enquadramento institucional onde primeiramente se dá a conhecer a Associação Integrar e, posteriormente, o CAFAP; e a terceira e última parte, Parte III, descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio.Tendo em conta que as famílias multidesafiadas acompanhadas pelo CAFAP se caracterizam, como o nome indica, por uma diversidade de desafios e conhecendo as sucessivas mudanças que ocorrem ao longo do seu ciclo vital, foram implementados programas baseados em evidência. O objetivo foi promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, emocionais e parentais, fomentando não só o bem-estar das crianças e o seu crescimento de forma segura e saudável, longe do risco e do perigo, como também o fortalecimento dos laços e das relações familiares.Considerando que o desenvolvimento da criança é influenciado pela interdependência de diversos sistemas, sendo decorrente da interação entre características biológicas e as características do meio, evidenciamos ao longo deste relatório a importância de ajustar a nossa resposta enquanto educadores sociais, tendo em conta a estrutura, organização e dinâmica familiar, às dificuldades e necessidades que vão surgindo, procurando valorizar as competências da família.This report aims to present the activities developed during the curricular internship period at the Family Support and Parental Counseling Center (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP) part of Associação Integrar, within the scope of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This document is organized into three main parts: the first part, part I, concerns the theoretical framework; the second part, Part II, integrates the institutional framework where the Associação Integrar is first made known and, later, CAFAP; and the third and last part, Part III, describes the activities developed throughout the internship.Taking into account the multideficient families followed by CAFAP, characterized, as the name indicates, by a diversity of challenges and knowing the successive changes that occur throughout their life cycle, evidence-based programs were implemented in order to promote the development of personal, social, emotional and parental skills, fostering not only the well-being of children and their growth in a safe and healthy way, away from risk and danger, but also the strengthening of family ties and relationships.Considering that the child's development is influenced by the interdependence of several systems, resulting from the interaction between biological characteristics and the characteristics of the environment, we emphasize throughout this document the importance of adjusting our response as social educators, taking into account the structure, organization and dynamics of the family, to the difficulties and needs that arise, seeking to enhance the skills of the family.2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96468http://hdl.handle.net/10316/96468TID:202793290porGomes, Adriana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:57:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:43.163835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP Children, Youth and Families at Psychosocial Risk - Social Educator intervention in a CAFAP |
title |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
spellingShingle |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP Gomes, Adriana Marques Famílias Multidesafiadas Parentalidade Positiva Educação Parental Competências Sociais e Emocionais Crianças e Jovens em risco Multichallenged Families Positive Parenting Parental Education Social and Emotional Competences Children and Youth at risk |
title_short |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
title_full |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
title_fullStr |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
title_full_unstemmed |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
title_sort |
Crianças, Jovens e Famílias em Situação de Risco Psicossocial - Intervenção do Educador Social num CAFAP |
author |
Gomes, Adriana Marques |
author_facet |
Gomes, Adriana Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Adriana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias Multidesafiadas Parentalidade Positiva Educação Parental Competências Sociais e Emocionais Crianças e Jovens em risco Multichallenged Families Positive Parenting Parental Education Social and Emotional Competences Children and Youth at risk |
topic |
Famílias Multidesafiadas Parentalidade Positiva Educação Parental Competências Sociais e Emocionais Crianças e Jovens em risco Multichallenged Families Positive Parenting Parental Education Social and Emotional Competences Children and Youth at risk |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96468 http://hdl.handle.net/10316/96468 TID:202793290 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96468 |
identifier_str_mv |
TID:202793290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134045102145536 |