Disrupção em contexto escolar e percepção do apoio social dos professores em alunos do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Elisa Maria Sarmento
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2275
Resumo: O problema da indisciplina e violência nas escolas não é um fenómeno recente, ultimamente tem vindo a assumir novas dimensões, devido à frequência com que ocorre, bem como à sua gravidade. A (in) disciplina e violência escolar parecem partilhar com o professor o seu quotidiano de trabalho colocando alguns entraves ao concretizar das funções educativas a que se destina a instituição escolar, ao mesmo tempo que inviabiliza o desenrolar harmonioso do processo ensino-aprendizagem. Uma relação baseada no apoio social e estima por parte do professor em relação aos seus alunos poderá minimizar alguns comportamentos disruptivos. A presente investigação teve como objectivo geral conhecer as representações referentes à análise da indisciplina, disrupção e violência escolar na perspectiva dos alunos dos sétimo, oitavo e nono anos do ensino regular e dos Cursos de Educação e Formação. Pretendeu-se também conhecer as representações que os mesmos alunos têm acerca do apoio social dos professores e a relação entre a percepção que os alunos têm da indisciplina e o suporte social dos professores. Pretendeu-se ainda, verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas no comportamento disruptivo dos alunos e na percepção do apoio social em função das variáveis género e ano de escolaridade. Ambicionou-se também averiguar se existem diferenças significativas no grau de disrupção escolar entre os alunos do 9º ano de escolaridade do ensino regular e os alunos do 9º ano de escolaridade do ensino profissional e ainda, analisar a relação entre o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática e os comportamentos disruptivos. Finalmente, pretendeu-se observar a relação entre a percepção do apoio social que os alunos têm acerca dos seus professores com o grau de disrupção escolar e com o rendimento escolar. A generalidade dos resultados obtidos aproxima-se de estudos anteriores e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento de um ambiente escolar isento de violência. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas.
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