A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31706 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar os Mestrados em Supervisão e aqueles em que esta área seja especialidade de outros Mestrados em Educação/Ciências da Educação a partir dos planos curriculares (ou planos de estudos) de 13 Instituições de Ensino Superior em Portugal. As unidades curriculares, obrigatórias (obrigatórias e obrigatórias de supervisão) e opcionais (obrigatórias e condicionadas), são classificadas em 15 áreas disciplinares. Dos resultados pode-se inferir que o conceito de Supervisão subjacente aponta para a formação inicial de professores e para o desenvolvimento profissional, com escassas referências à supervisão institucional. O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) atribuídos às disciplinas de supervisão são apenas 17, 17% do total. Unidades curriculares com grande peso são investigação e avaliação. Nota-se a fraca presença de disciplinas de observação e relações interpessoais. A associação da supervisão à avaliação e a orientação prioritária para a supervisão pedagógica são aspetos comuns aos vários Mestrados. |
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A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinasMestradoSupervisãoUnidades curricularesÁreas disciplinaresECTSEste estudo tem por objetivo analisar os Mestrados em Supervisão e aqueles em que esta área seja especialidade de outros Mestrados em Educação/Ciências da Educação a partir dos planos curriculares (ou planos de estudos) de 13 Instituições de Ensino Superior em Portugal. As unidades curriculares, obrigatórias (obrigatórias e obrigatórias de supervisão) e opcionais (obrigatórias e condicionadas), são classificadas em 15 áreas disciplinares. Dos resultados pode-se inferir que o conceito de Supervisão subjacente aponta para a formação inicial de professores e para o desenvolvimento profissional, com escassas referências à supervisão institucional. O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) atribuídos às disciplinas de supervisão são apenas 17, 17% do total. Unidades curriculares com grande peso são investigação e avaliação. Nota-se a fraca presença de disciplinas de observação e relações interpessoais. A associação da supervisão à avaliação e a orientação prioritária para a supervisão pedagógica são aspetos comuns aos vários Mestrados.This study aims to analyze Masters Advising in Education / Educational Sciences based on the curricular plans (or study plans) of 13 Higher Education Institutions in Portugal. The curricular units, mandatory (mandatory and mandatory for adivising) and optional (mandatory and conditional), are classified into 15 subject areas. From the results, it can be inferred that the underlying concept of adivising points to initial teacher training and professional development, with little reference to institutional supervision. The European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS) allocated to the supervision disciplines are only 17, 17% of the total. Curricular units with high ECTS are research and evaluation. A weak presence of observation and interpersonal relationships disciplines is identified. The association of supervision with assessment and priority focus on pedagogical supervision are common aspects to the various master's degrees.Este estudio tiene como objetivo analizar los Másteres en Supervisión y aquellos en los que esta área es una especialidad de otros Másteres en Educación / Ciencias de la Educación a partir de los currículos (planes de estudio) de 13 instituciones de educación superior en Portugal. Las asignaturas obligatorias (obligatorias y obligatorias de supervisión) y opcionales (obligatorias y condicionales), se clasifican en 15 áreas temáticas. A partir de los resultados, se puede inferir que el concepto de supervisión subyacente apunta para la formación inicial del profesorado y al desarrollo profesional, con poca referencia a la supervisión institucional. El Sistema Europeo de Transferencia y Acumulación de Créditos (ECTS) atribuidos a las asignaturas de supervisión son solo 17, 17% del total. Las asignaturas con gran peso son investigación y evaluación. Hay una presencia débil de asignaturas de observación y de relaciones interpersonales. La asociación de la supervisión con la evaluación y la orientación prioritaria para la supervisión pedagógica son aspectos comunes a los diversos másteres.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-07-28T17:02:58Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31706por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30507Machado, Jane do CarmoAlarcão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:12Zoai:ria.ua.pt:10773/31706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:31.850039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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