Novos modelos de negócio de combate ao desperdício alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Carvalho Moreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38958
Resumo: O desperdício alimentar é um problema à escala mundial com consequências negativas graves a nível económico, social e ambiental. Tal como vários temas relacionados com sustentabilidade, o desperdício alimentar tem sido alvo de cada vez maior atenção e preocupação. Neste sentido, surgem novas estratégias e inovações que pretendem combater e minimizar os impactos do desperdício, nomeadamente através de novos modelos de negócio. Os modelos de negócio que se focam na redução do desperdício alimentar inserem-se na categoria de modelos de negócio sustentáveis e, consequentemente, enfrentam desafios para além dos desafios que são inerentes a qualquer tipo de negócio. O objetivo desta investigação foi explorar esses desafios através da utilização de uma metodologia qualitativa. O estudo foi realizado através da análise de entrevistas a empresas que operam nestes moldes e de um inquérito para compreender o comportamento dos consumidores face a este tema e face à utilização e consumo dos serviços oferecidos pelos projetos entrevistados. Ao longo do trabalho foram identificados os principais desafios que se prendem, principalmente, com a falta de recetividade dos consumidores a este tipo de negócios bem como a falta de apoios governamentais ao desenvolvimento dos mesmos. Foram também detetadas algumas limitações a este estudo que podem ser consideradas oportunidades para futuros trabalhos de investigação.
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