Novos modelos de negócio de combate ao desperdício alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38958 |
Resumo: | O desperdício alimentar é um problema à escala mundial com consequências negativas graves a nível económico, social e ambiental. Tal como vários temas relacionados com sustentabilidade, o desperdício alimentar tem sido alvo de cada vez maior atenção e preocupação. Neste sentido, surgem novas estratégias e inovações que pretendem combater e minimizar os impactos do desperdício, nomeadamente através de novos modelos de negócio. Os modelos de negócio que se focam na redução do desperdício alimentar inserem-se na categoria de modelos de negócio sustentáveis e, consequentemente, enfrentam desafios para além dos desafios que são inerentes a qualquer tipo de negócio. O objetivo desta investigação foi explorar esses desafios através da utilização de uma metodologia qualitativa. O estudo foi realizado através da análise de entrevistas a empresas que operam nestes moldes e de um inquérito para compreender o comportamento dos consumidores face a este tema e face à utilização e consumo dos serviços oferecidos pelos projetos entrevistados. Ao longo do trabalho foram identificados os principais desafios que se prendem, principalmente, com a falta de recetividade dos consumidores a este tipo de negócios bem como a falta de apoios governamentais ao desenvolvimento dos mesmos. Foram também detetadas algumas limitações a este estudo que podem ser consideradas oportunidades para futuros trabalhos de investigação. |
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Novos modelos de negócio de combate ao desperdício alimentarDesperdício alimentarInovaçãoSustentabilidadeModelos de negócioCadeia de abastecimento alimentarFood wasteInnovationSustainabilityBusiness modelsFood supply chainDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO desperdício alimentar é um problema à escala mundial com consequências negativas graves a nível económico, social e ambiental. Tal como vários temas relacionados com sustentabilidade, o desperdício alimentar tem sido alvo de cada vez maior atenção e preocupação. Neste sentido, surgem novas estratégias e inovações que pretendem combater e minimizar os impactos do desperdício, nomeadamente através de novos modelos de negócio. Os modelos de negócio que se focam na redução do desperdício alimentar inserem-se na categoria de modelos de negócio sustentáveis e, consequentemente, enfrentam desafios para além dos desafios que são inerentes a qualquer tipo de negócio. O objetivo desta investigação foi explorar esses desafios através da utilização de uma metodologia qualitativa. O estudo foi realizado através da análise de entrevistas a empresas que operam nestes moldes e de um inquérito para compreender o comportamento dos consumidores face a este tema e face à utilização e consumo dos serviços oferecidos pelos projetos entrevistados. Ao longo do trabalho foram identificados os principais desafios que se prendem, principalmente, com a falta de recetividade dos consumidores a este tipo de negócios bem como a falta de apoios governamentais ao desenvolvimento dos mesmos. Foram também detetadas algumas limitações a este estudo que podem ser consideradas oportunidades para futuros trabalhos de investigação.Food waste is a worldwide problem with severe economic, social, and environmental consequences. Like many other sustainable-related topics, food waste has been a subject of increasing attention and concern over the last years. Therefore, new strategies and innovations that aim to combat and minimize the impacts of food waste have emerged, for instance, through new business models. Business models that focus on reducing food waste are categorized as sustainable business models and, consequently, face challenges beyond those that are common to any type of business. The purpose of this study was to explore those challenges using a qualitative methodology. This investigation was accomplished through interviews done to companies that fit the characteristics of those business models and a survey assigned to Portuguese consumers to understand their behavior on this subject and their use of the services offered by the organizations that were interviewed. Throughout the work, the main challenges were identified, mainly related to the lack of receptivity of consumers to this type of business as well as the lack of government support for their development. Some limitations to this study were also detected, which can be seen as opportunities for future research work.Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, MarceloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sofia Carvalho Moreira da2023-03-21T01:30:43Z2022-07-132022-042022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38958TID:203043278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:49.551829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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