Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diambo, Fortunato Pedro Talani
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12078
Resumo: O desenvolvimento desta dissertação está na base da problemática da participação ativa da família no processo educativo e instrutivo do educando/aluno, dentro de um espírito colaborativo e de envolvimento nas atividades da escola, permitindo o melhoramento do rendimento académico do educando/aluno. A dinâmica interna das instituições de ensino deve ser efetivada dentro da autonomia relativa que a escola possui aproveitando dentro da democracia de ensino, o envolvimento dos atores principais do processo, nas ações da escola. A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola e no acompanhamento de seus educandos é um fator preponderante qualitativo e dinamizador, na organização das instituições de ensino, bem como do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A forma como a participação ocorre, pode influenciar positiva ou negativamente no rendimento académico do aluno, aponta-se por isto alguns dos fatores que estão na base da pouca participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida escolar de seus educandos. Por outro lado, apresentamos alguns motivos que beneficiam a escola e o rendimento académico do aluno, tendo em conta a participação dos Pais/Encarregados de Educação. Assim sendo esta dissertação tem como propósito compreender a partir das opiniões dos professores inquiridos, a problemática da participação dos Pais/Encarregados de Educação no acompanhamento dos educandos na vida escolar para a melhoria do seu rendimento académico; ### ABSTRACT: Students' academic achievement and role of Parent / Guardian in Angola: The case of a School of Primary and Secondary education Iº Cycle The development of this thesis, is the basis of the problem of active participation of the family in the educational process and instructive to the student / learner within a collaborative spirit and involvement in school activities, allowing the improvement of the academic performance of the student / learner. The internal dynamics of educational institutions should be carried out within the relative autonomy that the school has advantage in democracy education, the involvement of the main actors of the process, the school's actions. Participation of Parents / Carers in school and in the monitoring of their students, is a major factor qualitative and dynamic, in the organization of educational institutions, as well as the development of teaching and learning. The way participation occurs, can positively or negatively influence the academic performance of the student, for it points up some of the factors that underlie the low participation of parents / guardians in the school life of their students. On the other hand we announce some reasons that benefit the school and the student's academic performance, taking into account the participation of Parents/Carers. Thus, this dissertation aims to understand from the teachers' opinions, the issue of participation of Parents / Carers in monitoring students in school life, for improving its academic performance.
id RCAP_53adc3bb9402f2c5714e7d865cd9755f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundárioRendimento académicoEnvolvimento dos pais/encarregados de educaçãoRelação família/escolaParticipaçãoAcademic performanceParent involvementRespect family/school involvementO desenvolvimento desta dissertação está na base da problemática da participação ativa da família no processo educativo e instrutivo do educando/aluno, dentro de um espírito colaborativo e de envolvimento nas atividades da escola, permitindo o melhoramento do rendimento académico do educando/aluno. A dinâmica interna das instituições de ensino deve ser efetivada dentro da autonomia relativa que a escola possui aproveitando dentro da democracia de ensino, o envolvimento dos atores principais do processo, nas ações da escola. A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola e no acompanhamento de seus educandos é um fator preponderante qualitativo e dinamizador, na organização das instituições de ensino, bem como do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A forma como a participação ocorre, pode influenciar positiva ou negativamente no rendimento académico do aluno, aponta-se por isto alguns dos fatores que estão na base da pouca participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida escolar de seus educandos. Por outro lado, apresentamos alguns motivos que beneficiam a escola e o rendimento académico do aluno, tendo em conta a participação dos Pais/Encarregados de Educação. Assim sendo esta dissertação tem como propósito compreender a partir das opiniões dos professores inquiridos, a problemática da participação dos Pais/Encarregados de Educação no acompanhamento dos educandos na vida escolar para a melhoria do seu rendimento académico; ### ABSTRACT: Students' academic achievement and role of Parent / Guardian in Angola: The case of a School of Primary and Secondary education Iº Cycle The development of this thesis, is the basis of the problem of active participation of the family in the educational process and instructive to the student / learner within a collaborative spirit and involvement in school activities, allowing the improvement of the academic performance of the student / learner. The internal dynamics of educational institutions should be carried out within the relative autonomy that the school has advantage in democracy education, the involvement of the main actors of the process, the school's actions. Participation of Parents / Carers in school and in the monitoring of their students, is a major factor qualitative and dynamic, in the organization of educational institutions, as well as the development of teaching and learning. The way participation occurs, can positively or negatively influence the academic performance of the student, for it points up some of the factors that underlie the low participation of parents / guardians in the school life of their students. On the other hand we announce some reasons that benefit the school and the student's academic performance, taking into account the participation of Parents/Carers. Thus, this dissertation aims to understand from the teachers' opinions, the issue of participation of Parents / Carers in monitoring students in school life, for improving its academic performance.Universidade de Évora2014-12-29T16:55:10Z2014-12-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12078http://hdl.handle.net/10174/12078TID:201244527porDepartamento de Pedagogia e Educaçãofdiambo@outlook.com229Diambo, Fortunato Pedro Talaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.018925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
title Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
spellingShingle Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
Diambo, Fortunato Pedro Talani
Rendimento académico
Envolvimento dos pais/encarregados de educação
Relação família/escola
Participação
Academic performance
Parent involvement
Respect family/school involvement
title_short Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
title_full Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
title_fullStr Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
title_full_unstemmed Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
title_sort Rendimento académico dos alunos e papel dos pais/encarregados de educação em Angola: o caso de uma escola do ensino primário e 1º ciclo do ensino secundário
author Diambo, Fortunato Pedro Talani
author_facet Diambo, Fortunato Pedro Talani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diambo, Fortunato Pedro Talani
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento académico
Envolvimento dos pais/encarregados de educação
Relação família/escola
Participação
Academic performance
Parent involvement
Respect family/school involvement
topic Rendimento académico
Envolvimento dos pais/encarregados de educação
Relação família/escola
Participação
Academic performance
Parent involvement
Respect family/school involvement
description O desenvolvimento desta dissertação está na base da problemática da participação ativa da família no processo educativo e instrutivo do educando/aluno, dentro de um espírito colaborativo e de envolvimento nas atividades da escola, permitindo o melhoramento do rendimento académico do educando/aluno. A dinâmica interna das instituições de ensino deve ser efetivada dentro da autonomia relativa que a escola possui aproveitando dentro da democracia de ensino, o envolvimento dos atores principais do processo, nas ações da escola. A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola e no acompanhamento de seus educandos é um fator preponderante qualitativo e dinamizador, na organização das instituições de ensino, bem como do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A forma como a participação ocorre, pode influenciar positiva ou negativamente no rendimento académico do aluno, aponta-se por isto alguns dos fatores que estão na base da pouca participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida escolar de seus educandos. Por outro lado, apresentamos alguns motivos que beneficiam a escola e o rendimento académico do aluno, tendo em conta a participação dos Pais/Encarregados de Educação. Assim sendo esta dissertação tem como propósito compreender a partir das opiniões dos professores inquiridos, a problemática da participação dos Pais/Encarregados de Educação no acompanhamento dos educandos na vida escolar para a melhoria do seu rendimento académico; ### ABSTRACT: Students' academic achievement and role of Parent / Guardian in Angola: The case of a School of Primary and Secondary education Iº Cycle The development of this thesis, is the basis of the problem of active participation of the family in the educational process and instructive to the student / learner within a collaborative spirit and involvement in school activities, allowing the improvement of the academic performance of the student / learner. The internal dynamics of educational institutions should be carried out within the relative autonomy that the school has advantage in democracy education, the involvement of the main actors of the process, the school's actions. Participation of Parents / Carers in school and in the monitoring of their students, is a major factor qualitative and dynamic, in the organization of educational institutions, as well as the development of teaching and learning. The way participation occurs, can positively or negatively influence the academic performance of the student, for it points up some of the factors that underlie the low participation of parents / guardians in the school life of their students. On the other hand we announce some reasons that benefit the school and the student's academic performance, taking into account the participation of Parents/Carers. Thus, this dissertation aims to understand from the teachers' opinions, the issue of participation of Parents / Carers in monitoring students in school life, for improving its academic performance.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T16:55:10Z
2014-12-29
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12078
http://hdl.handle.net/10174/12078
TID:201244527
url http://hdl.handle.net/10174/12078
identifier_str_mv TID:201244527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
fdiambo@outlook.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540737142784