Criatividade e plasticidade : arte em papel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14673 |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação. |
id |
RCAP_53be4a41f35caa98c163204e075e000a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade e plasticidade : arte em papelEducação artísticaEducação visualEnsino básico 3º cicloPlasticidadePapelO presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação.The present study describes the process of an investigation conducted under the Supervised Teaching Practice, held in the Secondary School of Estarreja, and involved the participation of 45 students from 3rd Cycle of basic education (8th and 9th Years). The main purpose of this research is the discovery of the plasticity of paper in teaching contents of the Visual Education school subject. We rarely spend a day without touching a sheet of paper, flat and rectangular sheets, disguisedly pass through our hands, whose inherent characteristics are forgotten. Paper is more than a surface that transports and stores information, it’s more than a support service of words and images. A sheet of paper... it is usually associated to something that is completely empty of meaning, as a poor starting point for solving a problem, but lacking the knowledge to the material substance and the infinite potential of paper. With the development of this study it is given the knowledge of the multiple applications of paper in many art forms and exploring its characteristics in the classroom, by teaching Visual Education school subject contents. From the methodological point of view, this study is rooted in an Action Research methodology, which could be seen as an educational intervention project, that aims not only to consecutive observation and understanding of a given reality, but also to the search for strategies of change and transformation.Universidade de Aveiro2015-09-21T13:59:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14673TID:201570599porTavares, Cláudia Sabina Sousa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:52Zoai:ria.ua.pt:10773/14673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.659556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
title |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
spellingShingle |
Criatividade e plasticidade : arte em papel Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva Educação artística Educação visual Ensino básico 3º ciclo Plasticidade Papel |
title_short |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
title_full |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
title_fullStr |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
title_full_unstemmed |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
title_sort |
Criatividade e plasticidade : arte em papel |
author |
Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva |
author_facet |
Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Educação visual Ensino básico 3º ciclo Plasticidade Papel |
topic |
Educação artística Educação visual Ensino básico 3º ciclo Plasticidade Papel |
description |
O presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-21T13:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14673 TID:201570599 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14673 |
identifier_str_mv |
TID:201570599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552301555712 |