Criatividade e plasticidade : arte em papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14673
Resumo: O presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação.
id RCAP_53be4a41f35caa98c163204e075e000a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade e plasticidade : arte em papelEducação artísticaEducação visualEnsino básico 3º cicloPlasticidadePapelO presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação.The present study describes the process of an investigation conducted under the Supervised Teaching Practice, held in the Secondary School of Estarreja, and involved the participation of 45 students from 3rd Cycle of basic education (8th and 9th Years). The main purpose of this research is the discovery of the plasticity of paper in teaching contents of the Visual Education school subject. We rarely spend a day without touching a sheet of paper, flat and rectangular sheets, disguisedly pass through our hands, whose inherent characteristics are forgotten. Paper is more than a surface that transports and stores information, it’s more than a support service of words and images. A sheet of paper... it is usually associated to something that is completely empty of meaning, as a poor starting point for solving a problem, but lacking the knowledge to the material substance and the infinite potential of paper. With the development of this study it is given the knowledge of the multiple applications of paper in many art forms and exploring its characteristics in the classroom, by teaching Visual Education school subject contents. From the methodological point of view, this study is rooted in an Action Research methodology, which could be seen as an educational intervention project, that aims not only to consecutive observation and understanding of a given reality, but also to the search for strategies of change and transformation.Universidade de Aveiro2015-09-21T13:59:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14673TID:201570599porTavares, Cláudia Sabina Sousa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:52Zoai:ria.ua.pt:10773/14673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.659556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e plasticidade : arte em papel
title Criatividade e plasticidade : arte em papel
spellingShingle Criatividade e plasticidade : arte em papel
Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva
Educação artística
Educação visual
Ensino básico 3º ciclo
Plasticidade
Papel
title_short Criatividade e plasticidade : arte em papel
title_full Criatividade e plasticidade : arte em papel
title_fullStr Criatividade e plasticidade : arte em papel
title_full_unstemmed Criatividade e plasticidade : arte em papel
title_sort Criatividade e plasticidade : arte em papel
author Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva
author_facet Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Cláudia Sabina Sousa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação visual
Ensino básico 3º ciclo
Plasticidade
Papel
topic Educação artística
Educação visual
Ensino básico 3º ciclo
Plasticidade
Papel
description O presente estudo descreve o processo de uma investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, e envolveu a participação de 45 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). O objeto primordial desta investigação incide, particularmente, na descoberta da plasticidade do papel na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Raramente se passa um dia sem que se toque numa folha de papel, folhas retangulares e planas passam disfarçadas pelas nossas mãos, banais, cujas características inerentes são esquecidas. O papel é mais do que uma superfície que transporta e armazena informação, é mais do que um suporte ao serviço das palavras e das imagens. Uma folha de papel... Associa-se esta imagem a algo que é inteiramente vazio de significado, como um ponto de partida pobre para resolver um problema, mas falta conhecimento para a substância material e para o potencial infinito do papel. Com o desenvolvimento deste estudo dá-se conhecimento da aplicação plástica do papel em diversas manifestações artísticas, procedendo-se posteriormente à sua exploração em situação de sala de aula, na lecionação de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico o estudo enraíza-se numa metodologia de Investigação-Ação na medida em que se assume como um projeto educativo de intervenção, que visa não só a observação e consecutiva compreensão de uma dada realidade, mas também a procura por estratégias de mudança e de transformação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-21T13:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14673
TID:201570599
url http://hdl.handle.net/10773/14673
identifier_str_mv TID:201570599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552301555712