A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3176 |
Resumo: | A educação ambiental é um conceito que tem vindo a ser alvo de grandes preocupações na sociedade e na educação. Atualmente, estas questões têm sido constantemente abordadas devido a todas as problemáticas que vemos no nosso mundo. Assim, é necessário haver uma alteração nos comportamentos, que só será possível se houver uma consciencialização sobre o papel da humanidade para o nosso planeta. Esta investigação pretende perceber como a educação, mais concretamente a expressão plástica pode contribuir para uma consciencialização ambiental da criança, de modo a adotarem comportamentos mais conscientes, em relação ao planeta. Para tal, elencamos os seguintes objetivos: i) Consciencializar os alunos para a sua responsabilidade ambiental, partindo da expressão plástica e ii) Compreender o que as crianças pensam sobre a questão ambiental. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e o inquérito por questionário. Participaram neste trabalho 43 alunos e 298 educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos, permitiram concluir que a expressão plástica é uma das principais ferramentas para promover o desenvolvimento da consciencialização das crianças, relativamente à questão ambiental. Assim sendo, importa referir que através da expressão plástica, os alunos sejam capazes de adotar comportamentos mais sustentáveis e conscientes diariamente, sendo os facilitadores de um futuro mais sustentável. Do mesmo modo, devem promover a consciencialização, sobre a sustentabilidade e mudanças de hábitos, àqueles que os rodeiam. Palavras-chave: Educação, Ambiente, Expressão plástica, Sociedade |
id |
RCAP_b9caae97db69147f3b4f12e1f88eb577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambientalEducação ambientalExpressão plásticaEnsino básico (1º ciclo)A educação ambiental é um conceito que tem vindo a ser alvo de grandes preocupações na sociedade e na educação. Atualmente, estas questões têm sido constantemente abordadas devido a todas as problemáticas que vemos no nosso mundo. Assim, é necessário haver uma alteração nos comportamentos, que só será possível se houver uma consciencialização sobre o papel da humanidade para o nosso planeta. Esta investigação pretende perceber como a educação, mais concretamente a expressão plástica pode contribuir para uma consciencialização ambiental da criança, de modo a adotarem comportamentos mais conscientes, em relação ao planeta. Para tal, elencamos os seguintes objetivos: i) Consciencializar os alunos para a sua responsabilidade ambiental, partindo da expressão plástica e ii) Compreender o que as crianças pensam sobre a questão ambiental. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e o inquérito por questionário. Participaram neste trabalho 43 alunos e 298 educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos, permitiram concluir que a expressão plástica é uma das principais ferramentas para promover o desenvolvimento da consciencialização das crianças, relativamente à questão ambiental. Assim sendo, importa referir que através da expressão plástica, os alunos sejam capazes de adotar comportamentos mais sustentáveis e conscientes diariamente, sendo os facilitadores de um futuro mais sustentável. Do mesmo modo, devem promover a consciencialização, sobre a sustentabilidade e mudanças de hábitos, àqueles que os rodeiam. Palavras-chave: Educação, Ambiente, Expressão plástica, Sociedade2022-12-06T10:50:24Z2022-07-28T00:00:00Z2022-07-282022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3176TID:203105230porMonteiro, Jéssica Cristina Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:28Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:48.747134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
title |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
spellingShingle |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental Monteiro, Jéssica Cristina Abreu Educação ambiental Expressão plástica Ensino básico (1º ciclo) |
title_short |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
title_full |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
title_fullStr |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
title_full_unstemmed |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
title_sort |
A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental |
author |
Monteiro, Jéssica Cristina Abreu |
author_facet |
Monteiro, Jéssica Cristina Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Jéssica Cristina Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Expressão plástica Ensino básico (1º ciclo) |
topic |
Educação ambiental Expressão plástica Ensino básico (1º ciclo) |
description |
A educação ambiental é um conceito que tem vindo a ser alvo de grandes preocupações na sociedade e na educação. Atualmente, estas questões têm sido constantemente abordadas devido a todas as problemáticas que vemos no nosso mundo. Assim, é necessário haver uma alteração nos comportamentos, que só será possível se houver uma consciencialização sobre o papel da humanidade para o nosso planeta. Esta investigação pretende perceber como a educação, mais concretamente a expressão plástica pode contribuir para uma consciencialização ambiental da criança, de modo a adotarem comportamentos mais conscientes, em relação ao planeta. Para tal, elencamos os seguintes objetivos: i) Consciencializar os alunos para a sua responsabilidade ambiental, partindo da expressão plástica e ii) Compreender o que as crianças pensam sobre a questão ambiental. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e o inquérito por questionário. Participaram neste trabalho 43 alunos e 298 educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos, permitiram concluir que a expressão plástica é uma das principais ferramentas para promover o desenvolvimento da consciencialização das crianças, relativamente à questão ambiental. Assim sendo, importa referir que através da expressão plástica, os alunos sejam capazes de adotar comportamentos mais sustentáveis e conscientes diariamente, sendo os facilitadores de um futuro mais sustentável. Do mesmo modo, devem promover a consciencialização, sobre a sustentabilidade e mudanças de hábitos, àqueles que os rodeiam. Palavras-chave: Educação, Ambiente, Expressão plástica, Sociedade |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06T10:50:24Z 2022-07-28T00:00:00Z 2022-07-28 2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3176 TID:203105230 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3176 |
identifier_str_mv |
TID:203105230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634101911552 |