Da palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecilia Vicuña

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/60542
Resumo: No livro La realidade es una línea (1994), Cecilia Vicuña (n. 1947), poeta e artista chilena, sintetiza uma das mais poderosas metáforas que atravessa toda a sua obra visual e poética: a confluência entre fio (objeto) e linha (representação) que urde um tecido complexo feito de experiências e questionamentos que atravessam geografias e géneros artísticos. Se a tecelagem e a sua confluência com a palavra, o som e a imagem, são processo central na obra de Vicuña (real e metafórico), pretendo, neste breve ensaio, explorar a forma como este processo se expande no território do livro, paradoxalmente um lugar de desterritorialização, de fluidez, de construção de um devir - ou de potencialidades - mas também de dissidência.
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