Poéticas originarias en performance en Cecilia Vicuña
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254705 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Espanhol. |
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Poéticas originarias en performance en Cecilia VicuñaPoéticas originariasPerformanceCecilia VicuñaPoesia latino americanaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Espanhol.Desde a perspectiva dos estudos literários e culturais, e com elementos dos estudos da performance, esta monografia analisa a poética de Cecilia Vicuña, tomando como exemplo algumas das suas produções artísticas e em particular tres poemas do livro “La W’ikuña” (1990): “oro es tu hilar”; “la w’ikuña” y “ba surame”. A partir das reflexões sobre poéticas originarias amerindias, se pensam relações com a voz, o corpo, a presença, a oralidade. Nesse sentido, são referências importantes Jerome Rothenberg e Paul Zumthor. Considera - se igualmente a contribuição de Diana Taylor sobre as tensões entre a escrita e a oralidade, ou, entre o arquivo e o amplo repertório de saberes e práticas incorporadas nos processos coloniais na América, e em especial em defesa de estas últimas como atos de transferência de conhecimentos e memórias. A partir de este aporte teórico, é analisado nos poemas como Vicuña elabora aspectos como: a oralidade, a vocalização, os ruídos dos animais, os elementos não verbais, o corpo, a gestualidade, o silêncio, o ritual. Com esse conjunto de aspectos analisados, busca - se caracterizar o que se identifica como um modo de recreaçao de poéticas originarias na poesia contemporanea latinoamericana.Desde la perspectiva de los estudios literarios y culturales, y con elementos de los estudios de performance, esta monografía analiza la poética de Cecilia Vicuña, tomando como ejemplo algunas de sus producciones artísticas y en particular tres poemas del libro “La W’ikuña” (1990): “oro es tu hilar”; “la w’ikuña” y “ba surame”. A partir de las reflexiones sobre poéticas originarias amerindias, se piensan relaciones con la voz, el cuerpo, la presencia, la oralidad. En ese sentido, son referentes importantes Jerome Rothenberg y Paul Zumthor. Se considera igualmente la contribución de Diana Taylor sobre las tensiones entre escritura y oralidad, o, entre el archivo y el amplio repertorio de saberes y prácticas incorporadas en los procesos coloniales en las Américas, y en especial su defensa de estas últimas como actos de transferencia de conocimientos y memorias. Con este aporte teórico, se analiza en los poemas cómo Vicuña elabora aspectos como: la oralidad, la vocalización, los ruidos animales, los elementos no verbales, el cuerpo, la gestualidad, el silencio, el ritual. Con el conjunto de aspectos analizados, se busca caracterizar lo que se identifica como un modo de recreación de poéticas originarias en la poesía contemporánea latinoamericana.Florianópolis, SC.Barreto, EleonoraUniversidade Federal de Santa Catarina.Campos, Anna2024-03-11T21:12:22Z2024-03-11T21:12:22Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254705Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessspareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-11T21:12:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-11T21:12:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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