Resolução de problemas de Matemática a partir de histórias infantis: um estudo com crianças do Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3401
Resumo: O presente relatório realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que nele se apresenta desenvolveu-se com um grupo de crianças em contexto de Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. O relatório está organizado em três partes: na primeira faz-se o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, na qual se caraterizam os dois contextos educativos onde decorreu a intervenção didática; na segunda apresenta-se o estudo desenvolvido em contexto de Educação Pré-Escolar; e a terceira parte diz respeito à reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo teve como foco o Domínio da Matemática e como objetivo principal compreender o contributo das histórias infantis para a aprendizagem da Matemática. Para conduzir o estudo de acordo com o seu objetivo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que aprendizagens matemáticas evidenciam as crianças na resolução de problemas a partir de histórias infantis?; (2) Que estratégias sobressaem na resolução de problemas formulados a partir de histórias infantis?; (3) Que dificuldades manifestam as crianças neste processo de resolução de problemas?; (4) Que atitudes e disposições para a aprendizagem manifestam as crianças na resolução das tarefas? A proposta pedagógica engloba quatro tarefas, que seguem uma estrutura semelhante: leitura da história, exploração da história, extensão à história, apresentação da questão problema e resolução do problema. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso. A recolha de dados realizou-se através da observação participante, da gravação de audiovisuais e fotografias, de registos das crianças, de notas de campo e de entrevistas/conversas. A análise de dados permitiu verificar que as crianças desenvolveram competências a nível da comunicação, do raciocínio lógico e da resolução de problemas e mobilizaram conhecimentos matemáticos essencialmente do âmbito dos números e operações, geometria e medida e manifestaram interesse e curiosidade pela matemática. Ao longo das tarefas foram utilizados diferentes processos e estratégias de resolução, destacando-se a simulação. Foi evidente que as maiores dificuldades reveladas foram ao nível da compreensão, utilização de conceitos específicos e da comunicação. Destacou-se o entusiasmo, a curiosidade e o interesse na fase anterior à resolução do problema, ou seja, durante a leitura e exploração prévia do problema, mas também na exploração dos materiais.
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O relatório está organizado em três partes: na primeira faz-se o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, na qual se caraterizam os dois contextos educativos onde decorreu a intervenção didática; na segunda apresenta-se o estudo desenvolvido em contexto de Educação Pré-Escolar; e a terceira parte diz respeito à reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo teve como foco o Domínio da Matemática e como objetivo principal compreender o contributo das histórias infantis para a aprendizagem da Matemática. Para conduzir o estudo de acordo com o seu objetivo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que aprendizagens matemáticas evidenciam as crianças na resolução de problemas a partir de histórias infantis?; (2) Que estratégias sobressaem na resolução de problemas formulados a partir de histórias infantis?; (3) Que dificuldades manifestam as crianças neste processo de resolução de problemas?; (4) Que atitudes e disposições para a aprendizagem manifestam as crianças na resolução das tarefas? A proposta pedagógica engloba quatro tarefas, que seguem uma estrutura semelhante: leitura da história, exploração da história, extensão à história, apresentação da questão problema e resolução do problema. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, com um design de estudo de caso. A recolha de dados realizou-se através da observação participante, da gravação de audiovisuais e fotografias, de registos das crianças, de notas de campo e de entrevistas/conversas. A análise de dados permitiu verificar que as crianças desenvolveram competências a nível da comunicação, do raciocínio lógico e da resolução de problemas e mobilizaram conhecimentos matemáticos essencialmente do âmbito dos números e operações, geometria e medida e manifestaram interesse e curiosidade pela matemática. Ao longo das tarefas foram utilizados diferentes processos e estratégias de resolução, destacando-se a simulação. Foi evidente que as maiores dificuldades reveladas foram ao nível da compreensão, utilização de conceitos específicos e da comunicação. Destacou-se o entusiasmo, a curiosidade e o interesse na fase anterior à resolução do problema, ou seja, durante a leitura e exploração prévia do problema, mas também na exploração dos materiais.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, which is part of the master's study plan in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The study presented therein was developed with a group of children in the context of Pre-School Education, aged between three and six years. The report is organized in three parts: in the first, the Supervised Teaching Practice is framed, in which the two educational contexts where the didactic intervention took place are characterized; the second presents the study developed in the context of Pre-School Education; and the third part concerns the reflection on the Practice of Supervised Teaching. The study was focused on the area of Mathematics and the main objective was to understand the contribution of children's literature to the learning of Mathematics. To conduct the study in accordance with its objective, the following research questions were formulated: (1) What mathematical learning do children show in solving problems from children's stories?; (2) What strategies stand out in solving problems formulated from children's stories?; (3) What difficulties do children manifest in this problem-solving process?; (4) What attitudes and dispositions for learning do the children show when solving tasks? The pedagogical proposal encompasses four tasks, which follow a similar structure: reading the story, exploring the story, extending the story, presenting the problem and solving the problem. We opted for an investigation of a qualitative nature, with a case study design. Data collection was carried out through participant observation, audio-visual recording and photographs, children's records, field notes and interviews/conversations. Data analysis showed that the children developed skills in terms of communication, logical reasoning and problem solving and mobilized mathematical knowledge essentially in the field of numbers and operations, geometry and measurement and showed interest and curiosity in mathematics. Throughout the tasks, different processes and resolution strategies were used, highlighting the simulation. It was evident that the greatest difficulties revealed were at the level of understanding, use of specific concepts and communication. Enthusiasm, curiosity and interest were highlighted in the phase prior to solving the problem, that is, during the reading and prior exploration of the problem, but also in the exploration of the materials.2023-06-30T08:53:33Z2023-06-26T00:00:00Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3401TID:203323122porAlves, Daniela Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T06:45:15Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:22.500852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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