Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16137
Resumo: A presente dissertação está inserida no âmbito do Curso de Mestrado em Marketing com especialização em Marketing Digital no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, no ano lectivo de 2016/2017. Esta pretende compreender os diferentes níveis de adesão por parte dos consumidores que não nasceram numa Era digital, mas que tiveram que se adaptar ou não a este novo mundo cada vez mais digital e tecnológico. O tema "Adesão por parte de Digital Immigrants à nova Era Digital" além de tentar compreender os diferentes níveis de adesão ao digital, serve também para perceber como os retalhistas especializados em livros podem comunicar de uma forma mais eficiente com um consumidor considerado digital immigrant. Na metodologia apresentada, foram utilizados como instrumentos de análise as entrevistas efectuadas ao longo de toda a dissertação. Para responder à investigação em causa foi necessário proceder a uma revisão de literatura, analisando autores de referência na área, o que me permitiu entender melhor os conceitos chave. Para além da pesquisa, foi também fundamental reflectir sobre as entrevistas realizadas.
id RCAP_53e6f2f0245dcff0678239b6e59b40ac
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digitalGestão de marketingComunicaçãoTecnologia digitalAdaptaçãoConsumidorLiteracia digitalDigital immigrantsDigital nativesDigitalOnlineCommunicationMarketingA presente dissertação está inserida no âmbito do Curso de Mestrado em Marketing com especialização em Marketing Digital no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, no ano lectivo de 2016/2017. Esta pretende compreender os diferentes níveis de adesão por parte dos consumidores que não nasceram numa Era digital, mas que tiveram que se adaptar ou não a este novo mundo cada vez mais digital e tecnológico. O tema "Adesão por parte de Digital Immigrants à nova Era Digital" além de tentar compreender os diferentes níveis de adesão ao digital, serve também para perceber como os retalhistas especializados em livros podem comunicar de uma forma mais eficiente com um consumidor considerado digital immigrant. Na metodologia apresentada, foram utilizados como instrumentos de análise as entrevistas efectuadas ao longo de toda a dissertação. Para responder à investigação em causa foi necessário proceder a uma revisão de literatura, analisando autores de referência na área, o que me permitiu entender melhor os conceitos chave. Para além da pesquisa, foi também fundamental reflectir sobre as entrevistas realizadas.This thesis is a part of the Master Degree in Marketing, specializing in Marketing Digital, in ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, for the academic year of 2016/2017. The purpose of this study is to understand the different levels of digital adherence related to a consumer who was not born in a digital Era, but who, at the same time, has had to adapt, or not, to this new digital and technological world. The theme "Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital", attempts to understand the different levels of digital adherence as well as helping to comprehend how specialized in book retailers should communicate in an effective way with this target, denominated digital immigrant. The methodology presented in this research is based on in-depth interviews so as to obtain a better analysis. So as to provide some answers to the problematics of this question, it was necessary to carry out a literature review, analyzing authors of reference in this specific area, which allowed for a better understanding of the key concepts. Beyond this research, it was also fundamental to reflect on the interviews that were conducted for the purpose of this thesis.2018-06-14T16:15:47Z2017-11-10T00:00:00Z2017-11-102017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16137TID:201761815porMonteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:04.473884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
title Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
spellingShingle Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
Monteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandes
Gestão de marketing
Comunicação
Tecnologia digital
Adaptação
Consumidor
Literacia digital
Digital immigrants
Digital natives
Digital
Online
Communication
Marketing
title_short Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
title_full Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
title_fullStr Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
title_full_unstemmed Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
title_sort Adesão por parte de Digital Immigrants à nova era digital
author Monteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandes
author_facet Monteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rita Quintanilha Mendonça Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marketing
Comunicação
Tecnologia digital
Adaptação
Consumidor
Literacia digital
Digital immigrants
Digital natives
Digital
Online
Communication
Marketing
topic Gestão de marketing
Comunicação
Tecnologia digital
Adaptação
Consumidor
Literacia digital
Digital immigrants
Digital natives
Digital
Online
Communication
Marketing
description A presente dissertação está inserida no âmbito do Curso de Mestrado em Marketing com especialização em Marketing Digital no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, no ano lectivo de 2016/2017. Esta pretende compreender os diferentes níveis de adesão por parte dos consumidores que não nasceram numa Era digital, mas que tiveram que se adaptar ou não a este novo mundo cada vez mais digital e tecnológico. O tema "Adesão por parte de Digital Immigrants à nova Era Digital" além de tentar compreender os diferentes níveis de adesão ao digital, serve também para perceber como os retalhistas especializados em livros podem comunicar de uma forma mais eficiente com um consumidor considerado digital immigrant. Na metodologia apresentada, foram utilizados como instrumentos de análise as entrevistas efectuadas ao longo de toda a dissertação. Para responder à investigação em causa foi necessário proceder a uma revisão de literatura, analisando autores de referência na área, o que me permitiu entender melhor os conceitos chave. Para além da pesquisa, foi também fundamental reflectir sobre as entrevistas realizadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10T00:00:00Z
2017-11-10
2017-09
2018-06-14T16:15:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16137
TID:201761815
url http://hdl.handle.net/10071/16137
identifier_str_mv TID:201761815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134813002661888