Quando for grande quero ser teu amigo: a brincadeira como mediadora da relação entre as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Catarina Peneda da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2312
Resumo: O presente relatório de estágio diz respeito a um estudo sobre as brincadeiras das crianças em contextos educativos, como o jardim-de-infância e a escola, bem como as relações de amizade construídas nos mesmos. Esta investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ao longo de dois semestres. Este documento apresentará a evolução das relações interpessoais e da brincadeira, ao longo de duas faixas etárias e contextos distintos: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Desta forma, a brincadeira assume-se como sendo uma das formas de relação entre pares, sendo um ponto fulcral no desenvolvimento da capacidade social da criança. O estudo de pré-escolar constitui-se como exploratório da análise das brincadeiras das crianças, tendo este sido aprofundado no 1º ciclo. Ao longo do relatório far-se-ão referências a ambos os contextos, procurando as especificidades das relações entre crianças em cada um deles. Para a realização deste estudo, focamo-nos na Sociologia da Infância e nas culturas produzidas pelas próprias crianças. A Sociologia da Infância centra-se no estudo da criança, estudando a mesma como um sujeito que vai mais além do que o socialmente construído para ele. Uma vez que a criança demonstra ser mais do que aquilo que criam para ela, esta é capaz de adaptar as culturas do adulto, dando-lhe uma interpretação própria e recriando a partir da sua visão própria do mundo. Como suporte a esta investigação utilizamos diferentes instrumentos de recolha e análise de dados, tal como perspetivas teóricas e instrumentos de observação. Esta análise de resultados a partir da mobilização de metodologias mistas de investigação permitiu-nos conhecer melhor esta temática, nos contextos acima indicados e refletir sobre a necessidade de inclusão das crianças na investigação, bem como a utilização do processo investigativo enquanto docentes. Após refletirmos conseguimos adequar a nossa postura no processo de ensino-aprendizagem.
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