O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andreia Catarina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392
Resumo: Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Pretende refletir sobre o contexto de intervenção, na medida em que analisa os procedimentos inerentes à intervenção na valência da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente, à profissão de educador de infância e professor do 1º CEB. Pretende-se também refletir sobre a prática, ou seja, sobre o papel do educador/professor; como este deve observar, planificar, agir e avaliar; o dia-a-dia numa sala, numa perspetiva de conhecer a realidade desta valência, articulando com diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a ação educativa. Os dois níveis de educação devem proporcionar a aquisição de competências que permitam o desenvolvimento da criança ao nível dos vários domínios. Desta forma, é papel do educador/professor conciliar a organização do seu trabalho com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança em particular, bem como promover aprendizagens significativas onde a criança seja o sujeito ativo.ABSTRACT This report falls under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. It aims to reflect on the context of intervention, reflecting on all procedures inherent to intervention on the valence of Preschool and 1st Cycle of Basic Education (CEB) and consequently to the profession of early childhood educator and teacher of the 1st CEB. We also intend to reflect on the practice, on the role of educator / teacher ; as he/she must observe , plan , act , and evaluate the day -to-day in a classroom , knowing the reality of these valences, articulating with different theoretical references that contextualized and fundamented the practice . The two levels of education should provide skills acquisition to enable the development at various domain levels. Thus, it is the role of the educator / teacher is to conciliate their working arrangements with the capabilities, needs, limitations and interests of the group and of each child in particular as well as to promote meaningful learning experiences where the child is the active subject.
id RCAP_904c5f6d7a7eb9fdd8505d903f74ac42
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O profissional docente na (re)construção de ambientes educativosEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoBrincarProfessor reflexivoEste relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Pretende refletir sobre o contexto de intervenção, na medida em que analisa os procedimentos inerentes à intervenção na valência da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente, à profissão de educador de infância e professor do 1º CEB. Pretende-se também refletir sobre a prática, ou seja, sobre o papel do educador/professor; como este deve observar, planificar, agir e avaliar; o dia-a-dia numa sala, numa perspetiva de conhecer a realidade desta valência, articulando com diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a ação educativa. Os dois níveis de educação devem proporcionar a aquisição de competências que permitam o desenvolvimento da criança ao nível dos vários domínios. Desta forma, é papel do educador/professor conciliar a organização do seu trabalho com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança em particular, bem como promover aprendizagens significativas onde a criança seja o sujeito ativo.ABSTRACT This report falls under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. It aims to reflect on the context of intervention, reflecting on all procedures inherent to intervention on the valence of Preschool and 1st Cycle of Basic Education (CEB) and consequently to the profession of early childhood educator and teacher of the 1st CEB. We also intend to reflect on the practice, on the role of educator / teacher ; as he/she must observe , plan , act , and evaluate the day -to-day in a classroom , knowing the reality of these valences, articulating with different theoretical references that contextualized and fundamented the practice . The two levels of education should provide skills acquisition to enable the development at various domain levels. Thus, it is the role of the educator / teacher is to conciliate their working arrangements with the capabilities, needs, limitations and interests of the group and of each child in particular as well as to promote meaningful learning experiences where the child is the active subject.2014-05-15T11:34:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1392TID:201459710porRodrigues, Andreia Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.132312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
title O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
spellingShingle O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
Rodrigues, Andreia Catarina
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Brincar
Professor reflexivo
title_short O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
title_full O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
title_fullStr O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
title_full_unstemmed O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
title_sort O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
author Rodrigues, Andreia Catarina
author_facet Rodrigues, Andreia Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andreia Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Brincar
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Brincar
Professor reflexivo
description Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Pretende refletir sobre o contexto de intervenção, na medida em que analisa os procedimentos inerentes à intervenção na valência da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente, à profissão de educador de infância e professor do 1º CEB. Pretende-se também refletir sobre a prática, ou seja, sobre o papel do educador/professor; como este deve observar, planificar, agir e avaliar; o dia-a-dia numa sala, numa perspetiva de conhecer a realidade desta valência, articulando com diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a ação educativa. Os dois níveis de educação devem proporcionar a aquisição de competências que permitam o desenvolvimento da criança ao nível dos vários domínios. Desta forma, é papel do educador/professor conciliar a organização do seu trabalho com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança em particular, bem como promover aprendizagens significativas onde a criança seja o sujeito ativo.ABSTRACT This report falls under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. It aims to reflect on the context of intervention, reflecting on all procedures inherent to intervention on the valence of Preschool and 1st Cycle of Basic Education (CEB) and consequently to the profession of early childhood educator and teacher of the 1st CEB. We also intend to reflect on the practice, on the role of educator / teacher ; as he/she must observe , plan , act , and evaluate the day -to-day in a classroom , knowing the reality of these valences, articulating with different theoretical references that contextualized and fundamented the practice . The two levels of education should provide skills acquisition to enable the development at various domain levels. Thus, it is the role of the educator / teacher is to conciliate their working arrangements with the capabilities, needs, limitations and interests of the group and of each child in particular as well as to promote meaningful learning experiences where the child is the active subject.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15T11:34:41Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392
TID:201459710
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392
identifier_str_mv TID:201459710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621994004480