As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Filipa Branquinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3517
Resumo: Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_b2cc14e52a35d026ced53f2c6759ceae
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criançaEducação pré-escolarJardim de infânciaBrincarDesenvolvimentoAprendizagemDissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de jardim de infância e tem como principal objetivo: compreender a importância atribuída às brincadeiras livres no desenvolvimento da criança. A componente empírica deste relatório, assume-se como sendo qualitativa e descritiva, opção que se justifica por se tratar do tipo de investigação que melhor se adequa aos objetivos do estudo. Para a recolha dos dados, recorremos à realização de entrevistas semiestruturadas, uma à educadora de infância responsável pelo grupo de três anos e também nossa orientadora cooperante; outra a um casal de pais de uma criança. Como forma de complementar os dados recolhidos nas entrevistas recorremos, sempre que necessário, às notas de campo que fomos fazendo no decorrer da PES. A análise de conteúdo realizada às entrevistas evidenciou que os participantes no estudo atribuem importância às brincadeiras livres da criança e, como tal, procuram fomentar as mesmas tendo em vista o desenvolvimento da criança.Ludovico, OlgaHorta, Maria HelenaSapientiaSousa, Joana Filipa Branquinho2014-02-25T14:38:16Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3517TID:202471616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.252431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
title As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
spellingShingle As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
Sousa, Joana Filipa Branquinho
Educação pré-escolar
Jardim de infância
Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
title_short As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
title_full As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
title_fullStr As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
title_full_unstemmed As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
title_sort As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
author Sousa, Joana Filipa Branquinho
author_facet Sousa, Joana Filipa Branquinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ludovico, Olga
Horta, Maria Helena
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Filipa Branquinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Jardim de infância
Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Jardim de infância
Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
description Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-02-25T14:38:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3517
TID:202471616
url http://hdl.handle.net/10400.1/3517
identifier_str_mv TID:202471616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133179849736192