Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Qian, Xie
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/109809
Resumo: O presente estudo aborda a reflexão sobre o método de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira na China Continental. Atualmente, o português desempenha um papel muito relevante a nível internacional e essa importância chegou também à China. Por consequência, cada vez mais instituições de ensino superior implementam o curso de língua portuguesa como licenciatura e mestrado. Visto que o português pertence à família indoeuropeia com flexões morfológicas, muito diferente da língua chinesa, procuramos reconhecer as dificuldades encontradas durante a aprendizagem da língua de Camões, verificar as competências linguísticas dominadas, e ao mesmo tempo identificar o método predominante do ensino-aprendizagem de PLE. Por fim, tentamos justificar os motivos porque se aplica determinada metodologia didática e apresentar recomendações.
id RCAP_5431792e74e66673e54112fa94b10af9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/109809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China ContinentalPortuguês como Língua EstrangeiraChina ContinentalReflexãoMétodo de ensino-aprendizagem de PLEReflection,PLE teaching-learning methodMainland ChinaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente estudo aborda a reflexão sobre o método de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira na China Continental. Atualmente, o português desempenha um papel muito relevante a nível internacional e essa importância chegou também à China. Por consequência, cada vez mais instituições de ensino superior implementam o curso de língua portuguesa como licenciatura e mestrado. Visto que o português pertence à família indoeuropeia com flexões morfológicas, muito diferente da língua chinesa, procuramos reconhecer as dificuldades encontradas durante a aprendizagem da língua de Camões, verificar as competências linguísticas dominadas, e ao mesmo tempo identificar o método predominante do ensino-aprendizagem de PLE. Por fim, tentamos justificar os motivos porque se aplica determinada metodologia didática e apresentar recomendações.This study approaches the reflection on the teaching-learning method of Portuguese as a foreign language in Mainland China. Nowadays Portuguese plays a very relevant role at the international level and that importance has also reached in China. As a consequence, more and more higher education institutions implement the Portuguese language course as a course of bachelor and master. Since Portuguese belongs to the Indo-European family with morphological inflections, very different from the Chinese language, we seek to recognize the difficulties encountered while learning the language of Camões, to verify the mastered language skills, and at the same time to identify the predominant teaching-learning method of Portuguese as a foreign language. Finally, we try to justify from several aspects why the didactic methodology is applied and enter the reflection approach.Silva, Maria do Carmo VieiraRUNQian, Xie2023-11-13T01:30:43Z2020-11-132020-03-252020-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/109809TID:202552411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:53:59Zoai:run.unl.pt:10362/109809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:31.287225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
title Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
spellingShingle Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
Qian, Xie
Português como Língua Estrangeira
China Continental
Reflexão
Método de ensino-aprendizagem de PLE
Reflection,
PLE teaching-learning method
Mainland China
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
title_full Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
title_fullStr Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
title_full_unstemmed Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
title_sort Reflexão sobre o método do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira na China Continental
author Qian, Xie
author_facet Qian, Xie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Qian, Xie
dc.subject.por.fl_str_mv Português como Língua Estrangeira
China Continental
Reflexão
Método de ensino-aprendizagem de PLE
Reflection,
PLE teaching-learning method
Mainland China
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português como Língua Estrangeira
China Continental
Reflexão
Método de ensino-aprendizagem de PLE
Reflection,
PLE teaching-learning method
Mainland China
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente estudo aborda a reflexão sobre o método de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira na China Continental. Atualmente, o português desempenha um papel muito relevante a nível internacional e essa importância chegou também à China. Por consequência, cada vez mais instituições de ensino superior implementam o curso de língua portuguesa como licenciatura e mestrado. Visto que o português pertence à família indoeuropeia com flexões morfológicas, muito diferente da língua chinesa, procuramos reconhecer as dificuldades encontradas durante a aprendizagem da língua de Camões, verificar as competências linguísticas dominadas, e ao mesmo tempo identificar o método predominante do ensino-aprendizagem de PLE. Por fim, tentamos justificar os motivos porque se aplica determinada metodologia didática e apresentar recomendações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
2020-03-25
2020-11-13T00:00:00Z
2023-11-13T01:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/109809
TID:202552411
url http://hdl.handle.net/10362/109809
identifier_str_mv TID:202552411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138028259639296