Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3516 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_5445361250faa5aa9d9ab633867ae1f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º cicloAprendizagem EmocionalEmoçãoInteligência EmocionalProfessorEmotional IntelligenceLearning Thru EmotionsSocio Emotional Competence ProgramsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.A presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.ABSTRACT: The presented quasi-experimental and mixed approach research, had as it's principal objective to collaborate in the creation of socio emotional skills in professors, proceeding to implement and evaluate their effectiveness. As a whole, the program was developed in order to promote emotional intelligence and socio emotional skills. This sample group consisted of 14 professors, 7 constituted the control group and 7 the experimental group. The results produced from the qualitative analysis showed no significant relationship between the studies variables, prior to and after the intervention, suggesting the need for further development in this regard. This qualitative analysis produced encouraging results in terms of understanding the phenomenon, effectiveness, relevance and appropriateness of the strategies used. One can conclude that future programs shall take on the theme and focus learning by moments of sharing and interaction, given the relevance attributed to the totality of the participants.Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraCaldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresReis, Cristina Mendonça2015-11-20T13:50:05Z2015-10-072015-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3516201486130porReis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:37Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:06.454143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
title |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
spellingShingle |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo Reis, Cristina Mendonça Aprendizagem Emocional Emoção Inteligência Emocional Professor Emotional Intelligence Learning Thru Emotions Socio Emotional Competence Programs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
title_full |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
title_fullStr |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
title_full_unstemmed |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
title_sort |
Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo |
author |
Reis, Cristina Mendonça |
author_facet |
Reis, Cristina Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra Caldeira, Suzana Nunes Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Cristina Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Emocional Emoção Inteligência Emocional Professor Emotional Intelligence Learning Thru Emotions Socio Emotional Competence Programs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aprendizagem Emocional Emoção Inteligência Emocional Professor Emotional Intelligence Learning Thru Emotions Socio Emotional Competence Programs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-20T13:50:05Z 2015-10-07 2015-10-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3516 201486130 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3516 |
identifier_str_mv |
201486130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130713028558848 |