Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7017 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_d6c016f114154267a60b4b3464aa97d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programaçãoEnsino da informáticaAprendizagem baseada em problemasRobóticaLinguagens de programaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O relatório, de cariz investigativo, tem por base a intervenção em cinco aulas na disciplina de Linguagens de Programação, no "Módulo 3 - Estruturas de Controlo", mais concretamente os ciclos For-Next e While, a uma turma do 1.º ano do curso profissional de Gestão Informática (10.º ano), da Escola Secundária de Camões. A implementação da metodologia PBL com recurso à robótica tem o intuito formativo de praticar e mostrar que a Programação, mesmo recorrendo a uma Linguagem por Blocos consigna em si os mesmos princípios das outras linguagens, numa aproximação ao mundo real, por intermédio de um cenário que levanta questões, a que os alunos procuram dar resposta, experimentando e aprendendo com o erro, num processo de descoberta que os leve a refletir e tirar conclusões. Deste modo, a robótica (NXT da Lego) torna-se uma ferramenta auxiliar de implementação, consolidação e angariação de conhecimentos por parte dos alunos na metodologia indicada, apesar de já lecionada a unidade. Daqui se destaca também o papel do professor como orientador e facilitador no trabalho dos alunos, levando-os a pensar por si, ajudando-os a serem cientes do seu desenvolvimento e avaliação e, assim, na sua aprendizagem. Neste propósito os objetivos foram atingidos apesar da maioria dos alunos não ter conseguido concretizar todos os problemas. Daí se dizer que o sucesso foi um pouco restrito. Ciente do facto e de suas limitações, o professor, é um ser profissional reflexivo que procura melhorar o que já é.The report, drafted in investigative intervention, is based on five classes in the discipline of Programming Languages, in "Module 3 - Control Structures", specifically cycles For-Next and While to a class of a first-year professional Computer Management (10th year) in the Secondary School of Camões. The implementation of PBL methodology using the robotic training is intended to practice and show that the programming, even resorting to a language by itself blocks consigns the same principles as other languages, in an approximation to the real world, through a scenario that raises questions that students seek to address, experimenting and learning from the error in a process of discovery that leads them to reflect and draw conclusions. Thus, robotics (Lego NXT) becomes an auxiliary tool for implementation, consolidation and raising of knowledge by the students indicated in the methodology, even though I taught the unit. It is also highlights the role of teacher as mentor and facilitator in the students' work, leading them to think for themselves, helping them to be aware of its development and evaluation, and thus in their learning. In this way the goals were achieved despite the majority of students failing to achieve all the problems. It is said that the success was somewhat restricted. Aware of the fact and its limitations, the teacher is a reflective practitioner is seeking to improve what already is.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaMatos, Fernando José Pereira de, 1964-2012-10-01T15:42:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.845591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
title |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação Matos, Fernando José Pereira de, 1964- Ensino da informática Aprendizagem baseada em problemas Robótica Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação |
author |
Matos, Fernando José Pereira de, 1964- |
author_facet |
Matos, Fernando José Pereira de, 1964- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Fernando José Pereira de, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Aprendizagem baseada em problemas Robótica Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Aprendizagem baseada em problemas Robótica Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01T15:42:48Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7017 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134210010644480 |